CR LGBT divulga serviços oferecidos na unidade

06/02/2014 - 12:50

O Centro de Referência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CR LGBT) da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), por meio de uma parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), irá afixar cartazes informativos nos veículos do transporte coletivo do município com o intuito de divulgar os serviços prestados na unidade.

Vamos iniciar, no final desta semana, a colocação de cartazes para divulgar os serviços que oferecemos no Centro de Referência para que as vítimas de preconceito e discriminação entrem em contato conosco e recebam as informações de como proceder para que tenham seus direitos civis respeitados”, fala a coordenadora do CR LGBT Valdirene dos Santos.

O Centro de Referência desenvolve ações sociais de inclusão e proteção à cidadania e contra a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e transexuais. Na sede do CR LGBT os usuários recebem orientação jurídica e atendimento psicossocial.

Também queremos divulgar a toda população o decreto nº 17.620/2012 que garante às pessoas travestis e transexuais a utilização do nome social nos registros de atendimento dos serviços públicos municipais, como fichas de cadastro, formulários, prontuários, registros escolares e outros documentos afins”, lembra a coordenadora.

O nome social é adotado pelas travestis e transexuais para indicar sua identidade e a forma que são identificadas em sua comunidade e em seu meio social. De acordo com técnicos da área, a adoção do nome social é um passo fundamental para o reconhecimento da identidade de travestis e transexuais. Essa foi uma demanda do movimento social LGBT e visa evitar o constrangimento que essas pessoas passam quando são chamadas pelo nome de registro em locais de atendimento público como escolas, centros de saúde etc.