Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

CR LGBT divulga serviços oferecidos na unidade


06/02/2014 - 12:50




 

O Centro de Referência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CR LGBT) da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), por meio de uma parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), irá afixar cartazes informativos nos veículos do transporte coletivo do município com o intuito de divulgar os serviços prestados na unidade.

 

Vamos iniciar, no final desta semana, a colocação de cartazes para divulgar os serviços que oferecemos no Centro de Referência para que as vítimas de preconceito e discriminação entrem em contato conosco e recebam as informações de como proceder para que tenham seus direitos civis respeitados”, fala a coordenadora do CR LGBT Valdirene dos Santos.

 

O Centro de Referência desenvolve ações sociais de inclusão e proteção à cidadania e contra a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e transexuais. Na sede do CR LGBT os usuários recebem orientação jurídica e atendimento psicossocial.

 

Também queremos divulgar a toda população o decreto nº 17.620/2012 que garante às pessoas travestis e transexuais a utilização do nome social nos registros de atendimento dos serviços públicos municipais, como fichas de cadastro, formulários, prontuários, registros escolares e outros documentos afins”, lembra a coordenadora.

 

O nome social é adotado pelas travestis e transexuais para indicar sua identidade e a forma que são identificadas em sua comunidade e em seu meio social. De acordo com técnicos da área, a adoção do nome social é um passo fundamental para o reconhecimento da identidade de travestis e transexuais. Essa foi uma demanda do movimento social LGBT e visa evitar o constrangimento que essas pessoas passam quando são chamadas pelo nome de registro em locais de atendimento público como escolas, centros de saúde etc.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução