Hospital do Coração inaugura 12 novos leitos para cardiologia

09/09/2013 - 14:44

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou nesta segunda-feira, 9 de setembro, da inauguração de mais uma ala do Hospital do Coração do município, com 12 novos leitos, cujas dependências fazem parte do Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia de Campinas. O novo espaço foi denominado “Vereador Biléo Soares” em homenagem ao político que sempre colaborou com a entidade e lutou pelas causas dos hospitais na cidade.

Na ocasião, Jonas Donizette lembrou que o vereador “era um político que tinha primazia no trato com as pessoas. Um aristocrata polido que possuía o dom da oratória. Uma figura especial que dignificou a vida pública e deixou muitas saudades”. Biléo morreu em 6 de dezembro de 2011, após seis anos de luta contra o câncer.

A ligação de Biléo Soares com a entidade é histórica. Sua trisavó, Maria Felicíssima de Abreu Soares, doou as terras, no século 19, para o Padre Vieira, que foi quem idealizou todo o projeto da Santa Casa de Misericórdia.

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira também ressaltou a importância do vereador para a Irmandade. “Ficamos orgulhosos pela conquista da Santa Casa, mas não podemos esquecer que esse triunfo vem de esforços do Biléo”, complementou.

O Hospital do Coração tem se despontado como um dos poucos no País com capacidade para solucionar 100% de todos os problemas do paciente de cardiologia. Trata-se do único hospital com uma unidade de ultrassom intracoronária e com uma sala híbrida capaz de realizar, ao mesmo tempo, cateterismo e cirurgia cardiológica.

Os 12 novos leitos da irmandade representam um avanço na assistência à cardiologia no município, já que ampliam e qualificam o atendimento. “Em breve, nossa intenção é estender este apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) para, assim, melhorar o amparo aos pacientes da cidade”, adiantou o diretor técnico do Hospital do Coração, Fábio Rossi.

Parceria

O Complexo Hospitalar da Irmandade inclui a Santa Casa de Misericórdia de Campinas e os hospitais Irmãos Penteado e o do Coração. A nova ala é destinada apenas a pacientes de convênios e particulares. Após a inauguração da nova ala, o hospital passa a ter 13 leitos de UTI  e 12 clínicos, todos para pacientes de cardiologia.

Dados

As doenças do coração se constituem na primeira causa de morte no Brasil. Dados da Secretaria de Saúde mostram que em Campinas as doenças cardiovasculares respondem por cerca de 30% do total de mortes, sendo a maioria causada por infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Todos os dias, pelo menos seis pessoas morrem no município de problemas do coração.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito e familiares de Biléo Soares descerram placa de inauguração da nova ala | Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Foto mostra novo leito na ala inaugurada | Crédito: Fernanda Sunega

Foto mostra novo leito na ala inaugurada