Tolerância Zero ganha reforço com mais 20 mil exemplares de cartilha

11/06/2010 - 18:31

Ana Paula Meneghetti

Devido à grande procura da população pela Cartilha de Segurança do Cidadão, a Prefeitura, por meio da Operação Tolerância Zero, entregou à Polícia Militar (PM), nesta  sexta-feira, dia 11 de junho, uma nova remessa com 20 mil exemplares da cartilha, reforçando a parceira nas ações dos dois órgãos no combate à criminalidade.

Inicialmente, mil exemplares do informativo haviam sido distribuídos em pontos estratégicos da região central, seguindo o mapeamento feito pela Polícia Militar.

A cartilha, com 31 páginas ilustradas, e conteúdo informativo, tem por finalidade orientar o cidadão diante de uma situação adversa, que pode colocar a sua vida em risco. Por exemplo, como agir diante de um assalto e os cuidados no carro, e em cruzamentos, para evitar seqüestros.

Segundo o major da PM, Marci Elber, a cartilha é uma ferramenta que demonstra o quanto a polícia também está preocupada com a segurança da população.

De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos, Antônio Caria Neto, essa ferramenta é uma forma de se conseguir atingir a coletividade oferecendo um material que informa e conscientiza a população sobre como não se tornar vulnerável às ações de violência no dia-a-dia.

O comando da PM informou que após a implantação da operaçãoTolerância Zero houve redução no índice de criminalidade na região central da cidade. As atividades do Tolerância Zero somam diversas ações e envolvem vários setores do poder público e polícias, e são feitas pelo Comitê de Fiscalização Integrada de Campinas (Cofisc). Entre estas ações, consta o Bom Dia Morador de Rua, desencadeada para enfrentar situações emblemáticas de risco social e violência.

Além do major PM e do secretário de Assuntos Jurídicos, outras autoridades que compõem o programa Tolerância Zero estiveram presentes na reunião de entrega da nova remessa de cartilhas, no auditório do 8° Batalhão da Polícia Militar do Interior.

Crédito: Luiz Granzotto