Mata de Santa Genebra se une a grupo de teatro em projeto

11/06/2010 - 16:12

Eliana Fernandes

Educação ambiental para crianças por meio do teatro. Esta é a proposta das apresentações gratuitas da peça Coração Verde que o Grupo Grumaluq fará em escolas públicas para alunos de 1ª a 4ª séries, e em algumas sessões abertas dentro do Projeto Construir e Criar. O projeto é parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra, em Campinas, com a Associação Cultural Mamulengo Luz e Cor.

A primeira apresentação, que vai abrir o projeto, acontece nesta segunda-feira, dia 14 de junho, às 9h30, na praça ao lado da Mata. Participam convidados e estudantes das escolas Roque Magalhães e Jardim Santa Clara do Lago.

A peça, com duração de 30 minutos, é um teatro de bonecos de luva e vara onde personagens como o macaco bugio - espécie em extinção que é encontrada na Mata de Santa Genebra - pássaros, borboletas, índios e outros interagem com rios, sol, mata e lua mostrando a degradação ambiental do planeta e refletindo sobre formas de proteger e preservar a natureza. As autoras Márcia Marchette e Teca Rios são também as atrizes manipuladoras dos bonecos da peça.

A Mata Santa Genebra fica na rua Mata Atlântica, 446, no bairro Bosque do Barão, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Apresentações e oficinas

O Projeto Construir e Criar é patrocinado pela Petrobras e conta com 26 apresentações gratuitas que serão realizadas até o final do ano em escolas públicas de Campinas e em outros locais na cidade e na região abertos à população.

Também haverá duas oficinas para professores da rede pública para produzir os bonecos de papel machê e com sucata e outra que vai abordar biodiversidade como forma de estimular esta atividade lúdica na educação ambiental.

Quem quiser outras informações ou estiver interessado em receber a peça em sua escola pode ligar para os telefones: 3249-0720 ou 3249-0721, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Visitas à Mata

A Reserva Florestal Mata de Santa Genebra é a maior área verde de Campinas e a segunda reserva urbana do País. Com 251,7 hectares, numa extensão de nove quilômetros de perímetro, a Mata é um remanescente de Mata Atlântica composto por rica biodiversidade. As pesquisas realizadas até agora permitiram a identificação de 660 espécies vegetais e 885 animais.

A reserva também desenvolve programas para a comunidade do entorno e visitas e palestras para estudantes durante os dias úteis da semana e tem visita monitorada todo último domingo do mês.