Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Emdec abre inscrições para festival e concurso sobre Mobilidade Urbana


11/07/2013 - 18:03

Compartilhe no Facebook


 

 

 

Estão abertas as inscrições para o 22º Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Sedutran) e o 5º Festival ArteMOB, promovidos pela Prefeitura de Campinas por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O objetivo é conscientizar a população através de trabalhos que abordem a Mobilidade Urbana em Campinas.

 

O Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Sedutran) recebe, anualmente, trabalhos como colagens, desenhos, redações, músicas, cartões postais, histórias em quadrinhos, tirinhas, cartas e fotografias, enviados por alunos, professores, idosos, pessoas com deficiência e usuários do transporte público segundo um tema determinado. Os participantes concorrem a vários prêmios.

 

Já o Festival ArteMOB incentiva a produção audiovisual por aparelhos celulares e câmeras digitais. Os concorrentes produzem vídeos e fotos envolvendo a temática da Mobilidade Urbana. Os melhores trabalhos nas categorias audiovisual e fotografia ganham prêmios.

 

5º ArteMOB

 

Cada vencedor do ArteMOB será premiado com tablet de 10”, câmera digital integrada, multi-touch, Wi-Fi e Bluetooth. Serão premiados três (um de cada tema) na categoria AUDIOVISUAL e três (um de cada tema) na categoria FOTOGRAFIA, totalizando seis premiados.

 

Os interessados no ArteMOB poderão se inscrever com apenas um vídeo de cada tema na categoria audiovisual e até três fotografias em cada tema na categoria fotografia.

 

O prazo para upload das fotos e vídeos pelo site será, impreterivelmente, até as 23h59 do dia 26 de agosto de 2013.

 

A ficha de inscrição deverá ser integralmente preenchida e, ao final, anexados os trabalhos inscritos. A inscrição será confirmada através de e‐mail; o não preenchimento correto da ficha de inscrição poderá acarretar na desclassificação do candidato.

 

Uma Comissão Julgadora de especialistas em arte, mídias contemporâneas e Mobilidade Urbana, nomeada pela Emdec, responderá pela seleção e escolha dos três melhores trabalhos inscritos em cada um dos três temas, nas duas categorias. Ou seja, a Comissão Julgadora selecionará, no total, 18 obras.

 

Estas 18 obras selecionadas serão submetidas a Júri Popular, com votação pela internet, para definição de um único vencedor, por tema, nas duas categorias. A votação será realizada pelo endereço eletrônico www.emdec.com.br, entre os dias 5 e 15 de setembro de 2013.

 

Os temas dentro de cada categoria serão os seguintes:

 

Um dia sem meu carro”: O uso de transporte coletivo, da bicicleta, fazer pequenos trajetos a pé, incentivar e fazer caronas programadas, são escolhas que garantem benefícios ao meio ambiente e melhorias na qualidade de vida. É possível circular sem o uso do automóvel? Quais modos alternativos poderiam ser utilizados nos deslocamentos diários? Como privilegiar a saúde física e mental, caminhar, circular pelas ruas da cidade, conhecer, interagir com os espaços urbanos?

 

Vida sobre duas rodas”: O numero de motociclistas tem aumentado muito nos centros urbanos, assim como os acidentes envolvendo este publico. Acidentes não são só estatísticas. Como mudar esse quadro? Como conciliar, de maneira harmoniosa e segura, a intersecção espacial entre motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres?

 

Lei Seca”: No Brasil, a violência no transito e uma das principais causas de mortalidade. Visando reduzir o numero de acidentes, as exigências da Lei passou por uma reformulação e ficou mais rígida com o motorista esta sob efeito de bebida ou de drogas ilícitas (Lei Seca).

 

O regulamento completo do 5º ArteMOB encontra-se no site http://www.emdec.com.br/artemob/

 

22º Sedutran

 

O tema do 22º Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito é “Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020: Jovem, Mobilidade e Segurança no Trânsito”.

 

Podem participar do Sedutran quaisquer moradores da cidade de Campinas.  É expressamente proibida a participação de colaboradores da Emdec e de empresas direta ou indiretamente envolvidas no concurso.

 

A inscrição deverá ser realizada pelo interessado ou seu representante, sendo que na modalidade aluno os interessados poderão submeter seu trabalho ao estabelecimento de ensino ao qual é vinculado. O estabelecimento ficará responsável pela entrega e inscrição dos trabalhos.

 

Os trabalhos deverão ser entregues na sede da Emdec, à Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, aos cuidados da Gerência de Educação e Cidadania, entre os dias 26, 27 e 28 de agosto de 2013, das 8h às 16h.

 

O regulamento completo do 22º Sedutran encontra-se no site http://www.emdec.com.br/sedutran/ especificando todos os tipos de trabalhos que podem ser feitos por alunos e professores.

 

Mais Informações: Gerência de Educação e Cidadania da Emdec – fones (19) 3772-4024/4078.

Crédito: Divulgação/Emdec

Foto: Momento lúdico | Crédito: Divulgação/Emdec

Momento lúdico

Crédito: Divulgação/Emdec

Foto: Um tom de nostalgia | Crédito: Divulgação/Emdec

Um tom de nostalgia

Crédito: Divulgação/Emdec

Foto: Flagrante urbano | Crédito: Divulgação/Emdec

Flagrante urbano

Crédito: Divulgação/Emdec

Foto: Composição poética | Crédito: Divulgação/Emdec

Composição poética