Reabertura da Concha Acústica terá teatro e concerto da Sinfônica

25/04/2013 - 11:14

Neste domingo, 28 de abril, a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio das secretarias de Cultura e Serviços Públicos, realiza duas atividades gratuitas que marcam a reabertura oficial do Auditório Beethoven (popularmente conhecido como Concha Acústica), na Lagoa do Taquaral. O local esteve por três meses em reforma, prevista no Plano dos 100 Dias do governo Jonas Donizette.

Durante o dia, na Sala Ziraldo, dentro da Concha, crianças poderão acompanhar quatro apresentações da peça infantil “O Coelho Engenheiro”, interpretada por artistas locais. As sessões serão às 10h, 11h, 14h e 15h.

Às 17h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) faz concerto especial que marca a reinauguração do palco principal do Auditório Beethoven. “Será um fim de semana extraordinário para nós. Vamos abrir a temporada de concertos da Região Metropolitana de Campinas, em Paulínia, na sexta-feira. No sábado, faremos apresentação gratuita na Igreja Central do Nazareno e no domingo teremos a honra de reabrir oficialmente este espaço cultural tão importante da cidade”, resumiu o maestro e diretor artístico da OSMC, Victor Hugo Toro.

O programa para este concerto traz obras do italiano Gioachino Rossini, do brasileiro Carlos Gomes e do alemão Ludwig van Beethoven. A apresentção começa com a Abertura da ópera L'Italiana in Algeri, de Rossini. A peça narra a história de uma bela prisioneira sequestrada por terríveis berberes. Porém, a mesma pode usar sua beleza para mudar qualquer situação. A execução tem início com forte dramaticidade, mas logo se altera e atinge o oposto, com melodias alegres.

Em seguida, a Sinfônica apresenta a peça “Se sa minga”, que Carlos Gomes compôs em Milão, quatro anos antes da estreia da ópera “Il Guarany”. O texto, de Antonio Scalvini, estreou em 1º de janeiro de 1867 no Teatro Fossari de Milão. Sua positiva repercussão levou a melodia a realejos milaneses, cujos artistas passaram a tocar as músicas de Gomes nas praças da cidade. Destaque para o coro das máscaras e a canção 'Fucile ad Ago'".

Para encerrar, a aclamada “Sinfonia nº 5”, de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808. É uma das obras mais populares e conhecidas em todo repertório da música erudita mundial, bem como uma das sinfonias mais executadas hoje em dia.

Reabertura da Concha Acústica pela Sinfônica Municipal

Data: 28 de abril, domingo

Local: Auditório Beethoven (Concha Acústica – Lagoa do Taquaral)

Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, Portão nº 2, Taquaral

Ingresso: Gratuito

Duração: 1h30

Informações: 3705.8047

Programa:

Gioachino Rossini: “L'Italiana in Algeri”

Antônio Carlos Gomes: Prelúdio “Se sa minga”

Ludwig van Beethoven: Symphony No.5, op.67, C menor.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Orquestra Sinfônica realiza apresentação na Concha Acústica | Crédito: Fernanda Sunega

Orquestra Sinfônica realiza apresentação na Concha Acústica

Crédito: Fernanda Sunega