Projeto “Ouvir Para Crescer” leva crianças ao Castro Mendes

22/04/2013 - 10:36

O segundo espetáculo lírico do projeto “Ouvir Para Crescer” levará mais de 600 alunos das rede municipal e estadual de ensino ao Teatro José de Castro Mendes na tarde desta terça-feira, 23 de abril. A primeira das apresentações, que serão fechadas ao público, foi no último dia 16. A intenção é colocar mais de cinco mil crianças em contato com encenação e, principalmente, música.

Iniciativa da Cultura Artística, em parceria com a RVA Cultural, os oito espetáculos previstos pelo “Ouvir para Crescer” em Campinas trazem em seu conceito a aliança entre música de qualidade, aprendizado e entretenimento em apresentações lúdicas e interativas. Há sete anos percorrendo cidades do interior paulista e carioca, o projeto tem apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), parte do programa Cultura é Currículo, e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Nesta gestão serão realizadas outras ações que visem a integração das secretarias e principalmente com a educação. “Neste ano tivemos a inserção dos alunos da rede municipal no teatro Castro Mendes, como os 'Concertos Didáticos', apresentados pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e, ainda neste semestre, as crianças terão a oportunidade de conhecer as exposições pertencentes ao projeto 'Abril das Artes'”, informou o secretário da Pasta, Ney Carrasco.

Ouvir Para Crescer

O conceito do projeto é fazer as crianças vivenciarem uma experiência intensa onde a música é a maior estrela. Pulso, som, ritmo, melodia e harmonia, além do contato com os gêneros musicais – popular, erudito, sacro (lírico) e folclore - formam os espetáculos do “Ouvir Para Crescer”.

As experiências nas 13 cidades por onde passamos e pelas 60 mil pessoas que assistiram aos espetáculos foram extremamente positivas. Pudemos ver e sentir a transformação do público”, relembra Maria Regina Vieira Pinto, da RVA Cultural. “Agora, veremos esta transformação nos jovens da cidade, pois o programa será voltado aos alunos da rede pública e integrado aos materiais oferecidos pela iniciativa para professores praticarem exercícios sobre os espetáculos em sala de aula”, complementa.

16 e 23 de abril – Tema: lírico

Apresentação: Edna Oliveira e Ednéia D’Oliveira e Cia de Ópera

24 e 25 de abril – Tema: folclore

Apresentação: A Barca

7 e 8 de maio – Tema: erudito

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Regente: Maestro Vantoil de Souza

9 e 14 de maio – Tema: popular

Apresentação: André Mehmari e Giana Viscardi

Apresentação do projeto “Ouvir para Crescer”

Data: 23 de abril, terça-feira

Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes

Endereço: Praça Corrêa de Lemos s/nº, Vila Industrial

Entrada: gratuita e previamente agendada (apenas para alunos das redes municipal e estadual de ensino).