Parques de Campinas são boas opções de lazer para o feriado

02/06/2010 - 18:42

Marília Varoni

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, Campinas conta com muitas opções de parques e áreas de lazer. A Mata Santa Genebra e o Parque Ecológico Monsenhor José Salim podem proporcionar momentos de conhecimento das variadas espécies vegetais e animais.

Já para o lazer, a principal opção fica por conta das atividades que podem ser realizadas na Lagoa do Taquaral, como é conhecido o Parque Portugal. Outra opção muito interessante para quem quer passear com a família é o Bosque dos Jequitibás.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) facilita o acesso aos principais pontos de lazer da cidade, ao disponibilizar um Sistema de Informação ao Usuário (SIU), que mostra como chegar utilizando o transporte público e o Bilhete Único.

A Mata Santa Genebra fica na Rodovia Campinas – Paulínia (SP 332). É uma reserva florestal com 660 espécies vegetais e 885 espécies animais, numa área de 251 hectares. O acesso é restrito à educação ambiental monitorada. Alunos de escolas públicas e privadas, instituições e entidades podem participar dos projetos desenvolvidos na área.

O Parque Ecológico Monsenhor José Salim fica na Rodovia Heitor Penteado, na altura do km 3,2, na Vila Brandina. São 110 hectares com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, que recupera uma área aberta ao público com espécies da flora brasileira. O Parque também conta com um Museu Histórico Ambiental.

Já a Lagoa do Taquaral fica no Parque Portugal, na Avenida Heitor Penteado, nº 1671. Reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, como pedalinhos, bosques para piqueniques, viveiros de pássaros, playgrounds, concha acústica, planetário e relógio solar. O local conta ainda com um Ginásio de Esportes e com o Balneário Municipal, além de uma pista de cooper e uma ciclofaixa.

No Bosque dos Jequitibás, que fica na Rua Coronel Quirino, 2, possui uma área de alqueires com, reserva florestal de Mata Atlântica do interior, fontes, bicas de água potável, zoológico reconhecido pelo Ibama com mais de 300 espécies de aves, répteis e mamíferos (tais como anta, veado, leões, macacos, babuínos, hipopótamos, tigre, onça e capivara). O local conta, ainda, com aquário, teatro para apresentação de peças infantis, playground, pista de cooper, lanchonetes e trenzinho que circula no interior do bosque, quiosques, lanchonete e cinco museus, entre eles o de História Natural, tombado pelo Condephaat.

Use o Sistema de Informação para chegar

A linha ideal para chegar aos parques da cidade pode ser consultada no site da EMDEC, no endereço www.emdec.com.br .

O Sistema de Informação (Horários e Itinerários de ônibus) fica na página principal, na coluna direita, abaixo da ferramenta de busca. O sistema permite que o usuário identifique linhas de ônibus a partir de informações como o ponto de origem e destino.

A relação de horários das viagens especifica quais delas são feitas com veículos acessíveis. O itinerário das linhas também está descrito no sistema, para facilitar o acesso da linha pelo usuário.

Se o usuário não souber informar qual seu endereço de destino, a pesquisa ao Sistema de Informação pode ser feita com a seleção de pontos de referência como escolas, faculdades, hospitais, postos de saúde, shopping centers, cinemas e teatros, entre outros.

No caso dos parques, é só colocar o ponto de saída no campo “Local de Origem”, e depois selecionar em “Local de Destino” as palavras “LAZER – Parques, Jardins e Áreas de Lazer” no campo “Tipo de Local”. O sistema vai gerar uma lista com várias opções na cidade, na qual é possível encontrar a Lagoa do Taquaral, a Mata Santa Genebra e o Parque Ecológico.

Confira as linhas que dão acesso aos principais parques da cidade:

Bosque dos Jequitibás:

Acesso direto:

1.25 - Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi
2.20 - Terminal Campo Grande
3.64 - São Fernando / Vila Miguel Vicente Cury
3.68 - Jardim Itatiaia
3.85 - Rodoviária

Acesso próximo (Rua Boaventura do Amaral):

2.53 - Swift / Boa Vista
3.49 - Rodoviária
3.60 - Castelo / Proença
3.64 - São Fernando / Shopping Dom Pedro
3.66 - Vila Orosimbo Maia
3.67 - Jardim Baronesa
4.03 - Rodoviária

Mata Santa Genebra:

Com uma dessas opções, seguir até o Terminal Barão Geraldo:

-3.31 – Terminal Barão Geraldo

-3.32 – Terminal Barão Geraldo / Hospital das Clínicas

-3.33 – Terminal Barão Geraldo

De lá, acessar uma dessas linhas para ir até a Mata Santa Genebra:

-3.20 – Real Parque II

-3.24 – Real Parque

OBS: As visitas monitoradas acontecem no último sábado de cada mês, às 9 horas e às 10h30. A entrada é franca, e é obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado.

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

-3.90 – Joaquim Egídio Via Sousas