Tecnologia será chave para inclusão no mercado de trabalho

04/04/2013 - 16:59

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, está estabelecendo uma parceria com o Instituto Eldorado, uma associação civil de atuação em âmbito nacional na área de tecnologia da informação e da comunicação. O Instituto possui o projeto “Oficina do Futuro PcD – a competência faz a diferença”, que capacita pessoas com deficiência para atender ao mercado nesse segmento.

Nós acompanhamos esse projeto do Instituto Eldorado, que vem somar ao olhar diferenciado que temos em relação às pessoas com deficiência. Os profissionais são qualificados em alta tecnologia, trabalhando a produtividade, sem deixar de lado a humanidade. A qualificação é um novo modelo de inclusão”, afirma a secretária Emmanuelle Alkmin, que já foi estagiária na organização.

Em 2007, o Instituto Eldorado deu início ao projeto, com apoio de diversas empresas de telecomunicações, informação e comunicação. O objetivo é capacitar pessoas com deficiência para atuação profissional em empresas das áreas de tecnologia da informação e manufatura por meio do desenvolvimento de cursos acessíveis, com instrutores qualificados e infraestrutura adequada.

Com a experiência que já tínhamos, passamos a capacitar pessoas com deficiência no mesmo padrão de qualidade e que o mercado de trabalho necessita”, afirma Luís Rogério Gomes de Almeida, gerente do departamento de educação do Instituto Eldorado.

O Instituto já capacitou pessoas com todas as deficiências, até mesmo múltiplas, e todos os ambientes do local são acessíveis. Segundo Luís Rogério, a “Oficina do Futuro PcD” é um programa de cunho social, sem objetivo econômico, que visa a capacitação de pessoas com qualquer grau de deficiência - física, auditiva, visual e cognitiva.

Os cursos são gratuitos, para maiores de 18 anos, que tenham conhecimentos prévios de informática básica e que possam frequentar as aulas presenciais nas instalações do Eldorado em Campinas.

Fundado em 1999, o Instituto de Pesquisas Eldorado atende a demanda de empresas por pesquisa, desenvolvimento, serviços e capacitação em tecnologias da informação e comunicação. Mais informações: www.oficinadofuturopcd.org.br

Crédito: Divulgação

Foto: Turma de lógica da programação, da Oficina do Futuro | Crédito: Divulgação

Turma de lógica da programação, da Oficina do Futuro