Ouvidoria cria página no Facebook para incentivar participação popular

20/02/2013 - 09:50

Cláudia Xavier

Já encontra-se disponível na rede social Facebook a página da Ouvidoria Geral de Campinas (http://www.facebook.com/home.php#!/ouvidoriageraldecampinas?fref=ts). A iniciativa integra o Plano de 100 Dias do prefeito Jonas Donizette e tem por objetivo tornar o órgão mais conhecido pela população e, como consequência, incentivar o uso dessa ferramenta de reclamação e avaliação da administração pública municipal.

A democracia reforça sua legitimidade por meio da participação, e as redes sociais têm o potencial de proporcionar à população um canal direto com o poder público. Por isso mesmo incluímos no Plano de 100 Dias a inserção da Ouvidoria no Facebook. A administração precisa estar sintonizada com o potencial dos recursos digitais”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.

De acordo com o ouvidor geral, Daniel Santini, a participação popular é fundamental para que a Administração possa fazer o governo de transparência e moralidade que deseja. “A população é a fiscal e pode ajudar muito. Esse é o canal que dá voz ao povo”, disse Santini.

A página, que entrou no ar no dia 4 de fevereiro, compartilha informações de utilidade pública de veículos diversos; divulga campanhas com enfoque cidadão como, por exemplo, a que combate o trote violento; e outros temas presentes no cotidiano das pessoas.

A página contém, também, entrevistas com secretários municipais que respondem às demandas reclamadas no Facebook.

Apesar de não ser uma das formas oficiais de atendimento (telefone, carta e pessoalmente), a página já recebeu a reclamação de muitos internautas que acabam recebendo como resposta o registro formal da reclamação junto à Ouvidoria e um número de protocolo para acompanhar o andamento do processo. São orientados também a encaminhar as demandas futuras sempre pelo link http:/ouvidoria.campinas.sp.gov.br.

Os internautas, por sua vez, têm respondido positivamente à iniciativa com afirmações como “já incluí o perfil na minha lista de interesses, mesmo porque o meu bairro tem problemas não resolvidos há muito tempo pela Prefeitura. Além disso, a transparência pública continua fundamental para o exercício da cidadania e esta iniciativa vem nessa direção”, escreveu um deles.

Santini conta que o trabalho de divulgação da Ouvidoria tem tido bons resultados e cita, como exemplo, a reclamação de cidadãos quanto aos horários de funcionamento de equipamentos culturais da cidade, que estão passando por reformulação e já contam com algumas programações noturnas.

Outra iniciativa do Governo para divulgar o trabalho da Ouvidoria consiste na distribuição de cartazes com o número 0800 7727456 em todas as repartições públicas municipais onde há atendimento ao público. Cerca de 400 cartazes já foram distribuídos.

Crédito: Foto: Fernanda Sunega