Abertas pré-inscrições para cursos gratuitos do Pronatec

04/02/2013 - 12:38

Bel Buzzo Alonso

A Prefeitura de Campinas, por intermédio das secretarias de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Educação e Trabalho e Renda, abre nesta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, as inscrições de 2013 para os cursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. As capacitações serão ministradas pelos institutos de ensino do Sistema S – Senac, Senai e Senat.

No primeiro trimestre serão disponibilizadas 1.997 vagas para capacitação nos cursos de agente de informações turísticas, camareira, costureira, cuidador de idoso e infantil, manicure e pedicure, monitor de recreação, montador e reparador de computadores, operador de computador, programador de sistemas, recepcionista de eventos, recepcionista em meios de hospedagem, dentre outros.

A lista completa com todos os cursos, carga horária, número de vagas, escolaridade, idade mínima e data de início pode ser consultada no link http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/cidadania/pronatec-cursos-2013.pdf

O Pronatec/Brasil Sem Miséria atende os moradores do município com idade entre 16 e 59 anos, com renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capita. É um programa do Governo Federal de formação profissional que visa capacitar essa população com intermediação direta ao mercado de trabalho, pois ao concluir o curso, o cidadão é automaticamente inscrito no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Pré-inscrições

Para agilizar as pré-inscrições, a SMCAIS disponibilizou 15 postos de atendimento, sendo dois na região central, nas sedes do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e do Centro de Ensino Profissionalizante “Prefeito Antônio da Costa Santos” (Ceprocamp), e os demais nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para facilitar o acesso das pessoas que residem nas regiões mais afastadas do centro, conforme lista abaixo.

Os interessados devem comparecer a um desses locais levando o documento original do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para fazer a pré-inscrição. Ao concluir o curso, os participantes receberão certificado de conclusão e serão inseridos no Sistema Nacional de Emprego (SINE), visando o encaminhamento dos mesmos para as vagas de trabalho existentes em Campinas e região.

Confira onde fazer as pré-inscrições:

Ceprocamp

Avenida 20 de novembro, n° 145 – Centro