Bicicletada comemora dois anos de Ciclofaixa de Lazer do Centro

24/01/2013 - :

Márcio Souza

Comemorar os dois anos da Ciclofaixa de Lazer do Centro e manifestar apoio ao Plano Cicloviário de Campinas. Estes foram os principais objetivos da bicicletada promovida por grupos de ciclistas e cicloativistas na noite dessa quarta-feira, dia 23 de janeiro.

A garoa do início da noite não atrapalhou o evento. Cerca de 80 ciclistas participaram da ação. Entre eles, o prefeito Jonas Donizette, que percorreu parte do trajeto. “Estou aqui para reafirmar o compromisso de levar adiante, dentro do plano de meios de transportes para a cidade, o projeto das ciclovias. Desejo estabelecer a opção do uso diário da bicicleta como meio de transporte”, declarou o prefeito.

O evento foi realizado no trecho da Ciclofaixa de Lazer do Taquaral / Norte-Sul e e também contou com a participação, na abertura, do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Sérgio Benassi e de vereadores da cidade.

É compromisso da Administração valorizar o uso da bicicleta na cidade, como forma de lazer e de transporte para pequenos trajetos, como trabalho e estudo. A bicicleta é um meio de transporte importante, que deve ser mais explorado. Defendo a implantação de ciclovias e ciclofaixas permanentes, interligadas com o transporte público”, enfatizou Sérgio Benassi.

Eduardo Feliciano Sans Gomez, membro do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) e participante do grupo “Domingueiras Bike”, afirmou que “o papel da bicicletada é de cobrança, um espaço para a população reivindicar do poder público uma política séria para transformar a ciclofaixa em ciclovia”.

Passeio

Os ciclistas iniciaram a concentração, na Praça Arautos da Paz, por volta das 18h. A bicicletada começou às 19h, com trajeto pelo entorno da Arautos, Lagoa do Taquaral e Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), retornando no Viaduto São Paulo (Laurão) até o ponto inicial.

Agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC acompanharam o passeio, preventivamente, para evitar acidentes com ciclistas e monitorar o trânsito.

Durante o percurso, o grupo reivindicou a implantação da ciclovia da Avenida Norte-Sul. O projeto, elaborado pela EMDEC, contempla a implantação do espaço exclusivo para bicicletas no canteiro central da via, até o Viaduto Laurão. O custo para a obra é de cerca de R$ 400 mil. Neste momento não há previsão de recursos para a obra.

Plano Cicloviário

A EMDEC já possui um estudo de Plano Cicloviário para o município, que visa instalação de trechos permanentes e exclusivos para ciclistas. Foram detectados mais de 100 km de rotas cicláveis, na cidade. A meta é de chegar a 139,7 km de ciclovias e ciclofaixas até 2017.

Os trajetos atendem equipamentos públicos importantes como escolas, creches, centros de saúde e áreas de lazer (bosques, praças e teatros). A rede de ciclovias e ciclofaixas será interligada ao Sistema InterCamp (sistema de transporte público coletivo municipal) e passará por vias artérias das principais regiões, chegando até os Corredores do BRT, terminais urbanos ou estações de transferência. Além disso, a EMDEC também pretende dotar vários locais estratégicos com bicicletários.

A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.

Ciclovias e ciclofaixas

Campinas possui, atualmente, 24,2 km de ciclovias e ciclofaixas.

Confira:

- Lagoa do Taquaral – Ciclofaixa permanente com 5 km de extensão (a ciclofaixa da Lagoa do Taquaral integra a Ciclofaixa de Lazer do Centro, mas pode ser usada durante todos os dias da semana);

- Arautos da Paz – Ciclovia permanente com 1,2 km de extensão (também integra a Ciclofaixa de Lazer do Centro);

- Ciclovia do Kartódromo - 1,3 km (também integra a Ciclofaixa de Lazer do Centro e somente pode ser usada durante a abertura do espaço);

- Ciclofaixa de Lazer do Centro: total de 9,1 km (abrange parte do entorno da Lagoa do Taquaral, passando pelo Kartódromo e Praça Arautos da Paz, seguindo até o viaduto São Paulo (Laurão), pela Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul)). Funcionamento soment