Programação de reabertura do Teatro Municipal Castro Mendes está pronta

05/11/2012 - 17:51

Tiago de Souza

Foi definida nesta segunda-feira, 5 de novembro, a programação de reabertura do Teatro Castro Mendes, previsto para ser entregue no próximo dia 30. Para as duas noites de estreia do teatro reformado, a Secretaria de Cultura escalou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) para tocar para os convidados no dia 30 e para o público em geral no dia 1º de dezembro.

Nessas duas apresentações, a Sinfônica interpretará obras do maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, homenageando um dos mais importantes artistas brasileiros.

Não poderia ser diferente, já que a nossa Orquestra volta à sua casa, que é o Teatro Castro Mendes. Mas já planejamos as datas seguintes com a ideia de agregarmos diferentes manifestações culturais no teatro, que na verdade é pra isso. Reformamos para que Campinas continue retomando seu espaço dentro do cenário cultural brasileiro”, explica a secretária de Cultura, Renata Sunega.

A reforma do teatro durou cinco anos e custou R$ 10,3 milhões aos cofres públicos. O teatro terá capacidade para 770 pessoas e como a apresentação da Sinfônica no dia 1º será gratuita, a retirada dos ingressos deverá ser feita com antecedência. Esses ingressos ficarão disponíveis para retirada na semana da abertura.

Agenda

Logo após as apresentações da OSMC, a Associação dos Produtores de Teatro de Campinas (APTC) encenará o espetáculo “Meu Amigo Raul”, apresentado pela primeira vez na Campanha de Popularização do Teatro desse ano e de enorme sucesso no dia.

No dia 03 de dezembro, o cantor Fernando Curti apresenta o espetáculo “Bossa... Eternamente Nova”, com repertório clássico dos ícones do gênero, como Johnny Alf, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Carlos Lyra e Roberto Menescal. Além das canções, o músico conta histórias da época e ainda contempla o público com caricatura dos artistas, feitas por Kal Miranda.

O Conservatório Carlos Gomes também ganha espaço na abertura do teatro Castro Mendes. No dia 04 de dezembro, a escola de música traz o musical “Flicts – A história de uma cor” ao espaço, numa releitura de texto homônimo de Ziraldo, que escreveu esse poema falando sobre a dificuldade que temos em lidar e aceitar o diferente.

A peça teatral “Oréstia”, trilogia de Ésquilo, montada pelo Grupo Rotunda do Teatro de Arte e Ofício, será encenada no dia 5. Com 3h30 de duração – incluindo os intervalos –, a maratona começa com Agamênon e prossegue com Coéforas e Eumênides.

Logo em seguida, do dia 06 ao dia 19 de dezembro, a ACED – Associação das Escolas de Dança de Campinas realiza no Castro Mendes o 31º Festival de Dança da cidade, que foi cancelado no início esse ano em função do fechamento do Centro de Convivência Cultural. Na época, o prefeito Pedro Serafim assumiu o compromisso com a Associação que o festival seria realizado no Castro Mendes assim que o teatro fosse entregue reformado. A ACED representa mais de mil dançarinos da cidade.

Fechando a programação de abertura, o espetáculo “Quebra Nozes” tem agendamento para os dias 20 e 21 de dezembro. Encenado em dois atos, o balé conta a fantasia de Clara, que se encanta com o boneco Quebra-Nozes que recebe de Natal. Durante a noite, a menina entra no mundo da fantasia e magia, no qual os brinquedos ganham vida e Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países em um reino de fantasia.

Procuramos pensar numa agenda que cumprisse alguns compromissos assumidos e que contemplasse uma gama maior de plataformas culturais, que é o grande objetivo do Castro Mendes: ser um espaço de diversas manifestações culturais na cidade”, explica Renata Sunega.

Confira a programação completa

Dia 30/11

Concerto Oficial da OSMC”

Dia 01/12