Intervenções viárias melhoram o trânsito no Swift

27/09/2012 - 10:49

Edgard de Oliveira Jr.

As intervenções viárias projetadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) para melhorar o trânsito no Swift chegaram às avenidas José Gabeta, Jorge Tibiriçá e Francisco de Angelis.

Na primeira metade deste mês, já havia sido concluída a nova rotatória do entroncamento entre Avenida Comendador Enzo Ferrari, Rua Engenheiro Augusto de Figueiredo, Rua Serafim Piazon e travessa Martinho Calsavara, melhorando a circulação no entorno da Universidade Paulista (Unip). O acúmulo de veículos causava lentidões e congestionamentos, por isso a rotatória foi “alongada” (ficou em forma de “8”), redistribuindo e aprimorando a circulação.

Agora, está sendo configurado um novo retorno na Av. José Gabeta, especialmente para o fluxo que vêm pela Av. Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza. Atualmente, esses veículos retornam em frente ao posto de combustível para entrar na Av. Francisco de Angelis rumo à Marginal do Piçarrão e ao Centro; o problema é que se acumulam no retorno, bloqueando a circulação na Av. José Gabeta (sentido bairro) e congestionando a Av. Engenheiro Francisco de Paula Souza. Daí a necessidade de reposicioná-lo.

A sinalização das vias começará a ser revitalizada em outubro, quando estiver concluída, o velho retorno será fechado.

Ficará proibido estacionar no trecho da Av. Francisco de Angelis após o novo retorno.

Semáforo Av. José Gabeta x Av. Jorge Tibiriçá

Também novo será o semáforo do cruzamento entre as avenidas José Gabeta e Jorge Tibiriçá, proporcionando mais segurança ao sistema viário. O equipamento ainda não entrou em operação, já que a sinalização será implantada a partir de outubro.

O conjunto semafórico e a ilha onde se localiza estão prontos e nas próximas semanas terão início as seguintes obras:

- Pintura de faixas de travessia de pedestres nos cruzamentos Av. Jorge Gabeta x Av. Jorge Tibiriçá, Av. Jorge Tibiriçá x Av. Francisco de Angelis e Av. Jorge Tibiriçá x Rua José Soriano de Souza;

- Implantação de no mínimo dez rampas acessíveis para pessoas com restrições de mobilidade;

- Construção de novo passeio público (calçada) na Av. Jorge Tibiriçá, entre as avenidas José Gabeta e Francisco de Angelis;

- Revitalização de placas de advertência, indicação e regulamentação, como “Sentido de circulação da via”, “Velocidade máxima permitida” e “Parada obrigatória”, e melhorias em pontos de ônibus da Av. Jorge Tibiriçá (abrigo, totem metálico).

Resumo das intervenções

As obras viárias no Swift vêm sendo gradualmente implantadas.

Quatro cruzamentos receberão novos semáforos; outros três, que já possuem os equipamentos, serão readequados. Em cinco cruzamentos haverá reconfiguração geométrica, ou seja, ampliações de rotatórias, alargamentos de vias, ajustes em canteiros etc.

Principais mudanças previstas:

- Entroncamento entre Avenida Comendador Enzo Ferrari, Rua Engenheiro Augusto de Figueiredo, Rua Serafim Piazon e travessa Martinho Calsavara

Reconfiguração geométrica da rotatória, de forma a aumentar sua capacidade. O fluxo de veículos foi redirecionado e otimizado neste cruzamento, principal foco das intervenções por abrigar polos geradores como a Universidade Paulista (Unip).

Status: Concluída

- Trecho da Rua Francisco de Angelis entre as avenidas Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza e Jorge Tibiriçá

Obras de reconfiguração geométrica no canteiro central, com a implantação de faixa de acumulação e novo retorno.

Status: Em andamento

- Cruzamento entre avenidas José Gabeta e Jorge Tibiriçá

Obras de reconfiguração geométrica e novo conjunto semafórico, otimizando o fluxo de veículos que vêm do Centro e ampliando e segurança viária no local.

Status: Em andamento

- Rua Frederico Ozanam

A Rua Frederico Ozanam, que tem duplo sentido de circulação, passará a ter sentido único desde a Rua da Abolição até a Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza. Veículos oriundos desta avenida serão redirecionados pela Rua Waldemar César da Silveira, reduzindo o fluxo na rotatória da Rua da Abolição com a Avenida Jorge Tibiriçá.

Status: A iniciar

- Cruzamento entre Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, Rua Frederico Ozanam e Rua Marcelino Champagnat

Estão previstas a reconfiguração da atual rotatória, com o aumento de sua capacidade viária, e a respectiva adequação semafórica.

- Cruzamento entre Rua da Abolição e Rua Waldemar César da Silveira

Receberá semáforos em função do aumento de fluxo na Rua Waldemar César da Silveira, que receberá veículos que antes passariam pela Rua Frederico Ozanam.

- Cruzamento entre avenidas Alberto Medaljon e Ministro Costa Manso

Novo conjunto semafórico e reconfiguração geométrica, otimizando o fluxo dos veículos que vêm do bairro.

Crédito: Foto: Divulgação Emdec