Prefeitura sorteia 3743 candidatos aptos ao Minha Casa Minha Vida

21/09/2012 - 15:09

Edison Souza

A Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), e em parceria com o Governo Federal, promoverá neste sábado, dia 22 de setembro, às 8h, sorteio de 3.743 candidatos aptos a participar do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). O sorteio, que acontecerá na Câmara Municipal de Campinas, será transmitido pela TV Câmara (Canal 4 da Net-Campinas) e terá cobertura ao vivo pela Rádio Educativa FM (101,9 Mz).

Os sorteados serão convocados pela Cohab na ordem de hierarquização estabelecida pelo sorteio para montagem de pastas de documentos, que serão encaminhadas à Caixa Econômica Federal para avaliação. Caso sejam aprovados, eles celebrarão contratos de aquisição de unidades habitacionais vinculadas ao PMCMV.

Presença no local

Devido ao grande número de candidatos aptos ao PMCMV e à dificuldade de acomodá-los em um local adequado, o sorteio poderá ser acompanhado pela TV e pela Rádio Educativa. Os participantes também podem ter acesso aos trabalhos do sorteio pela internet, através do portal da Câmara Municipal (www.camaracampinas.sp.gov.br).

Desta forma, os 51.938 inscritos não precisam ir à Câmara Municipal, já que os sorteados terão os nomes publicados no site da Cohab após o término oficial dos trabalhos.

O procedimento adotado desta vez é inédito e mobilizou praticamente todos os funcionários da Cohab. Segundo o gerente administrativo da empresa, Abílio Guedes, o sorteio deste sábado , além de se constituir em um acontecimento que está movimentando toda a cidade de Campinas, mostrou a capacidade e a dedicação dos funcionários da companhia, especialmente aqueles distantes das áreas diretamente ligadas ao sorteio.

O sorteio de mais de três mil e setecentas possibilidades de realização do sonho da aquisição da moradia própria e da concretização do conceito de lar, da união e da segurança familiar, dentro de um universo tão grande de cadastrados que ansiosamente aguardam a oportunidade de serem proprietários, pode ser considerado um marco na história da Cohab, que nesses 47 anos de grandes realizações em prol da habitação popular, tornou-se um paradigma de empresa pública voltada para a causa social”, completou Guedes.

O sorteio também contará com as presenças dos fiscais, que atestarão todos os procedimentos relacionados ao evento, e de outros convidados, representantes da sociedade civil: associações de moradores, entidades de moradia, sindicatos, conselhos de classe e vereadores. Também foram convidados todos os órgãos de imprensa, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Associação Brasileira de Cohabs.

Teste simulado

Técnicos do Departamento de Informática e todos os profissionais envolvidos no sorteio dos cadastrados estiveram na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, para realizar um teste simulado de toda a operação.

Como as urnas que contêm os 51.938 cartões reais, com os nomes de todos os cadastrados, está sob a supervisão da Guarda Municipal desde o início da semana, quando foi efetivada a lacração das urnas, os testes foram realizados com cartões semelhantes. A simulação serviu para sanar possíveis dúvidas, além de checar a rotina, recepção, execução e tempo estimado do sorteio propriamente dito.

De acordo com o coordenador de Informática da Cohab, Eduardo Amdrósio, o simulado foi satisfatório e agora é só aguardar o início do sorteio para observar a dinâmica de todo o processo. “Estamos empenhados neste sorteio há mais de dois meses, checando e atualizando nosso banco de dados, organizando listas, emitindo relatórios e orientando os atendentes. Nosso trabalho também é supervisionado por uma comissão que autentica e rubrica os documentos gerados”, concluiu Ambrósio.

PMCMV

O município de Campinas já obteve a autorização para construir 7.430 unidades habitacionais para Campinas no âmbito do PMCMV, do Governo Federal, para as famílias com renda de até R$ 1.600,00.

Deste total, 3.687 unidades foram destinadas às famílias provenientes de assentamentos irregulares, pelo fato de estarem em área de risco ou terem sido desabrigadas por motivo de risco e realocadas em projetos de regularização fundiária. As demais unidades habitacionais, no total de 3.743 serão destinadas aos candidatos inscritos no Cadastro de Interessados em Moradia (CIM), administrado pela Cohab-Campinas.

Essas unidades estão localizadas nos empreendimentos denominados Sírius, situado na região do Campo Grande, próximo à Pirelli, com 1.855 apartamentos e Vila Abaeté, situado na região Sul, próximo ao SESI, na Rodovia Santos Dumont, com 1.888 apartamentos.

A organização do sorteio habitacional faz parte das ações vinculadas ao PMCMV, coordenadas pelo município por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), conforme estabelecem a Lei Federal 11.977/2009, que instituiu o programa e a Portaria 610/2011, do Ministério das Cidades.

As informações detalhadas referentes ao sorteio e o regulamento estão disponíveis no site da Cohab-Campinas (www.cohabcp.com.br) e no portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br)

Foto: Urna pronta para o sorteio | Crédito: Divulgação

Urna pronta para o sorteio

Foto: Servidora prepara cartão para a urna | Crédito: Divulgação