Sistema de acesso à NFSe ficará fora do ar na noite desta sexta-feira

07/09/2012 - 18:01

Patrícia Coutinho

O sistema de acesso à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica ficará fora do ar na noite desta sexta-feira, dia 7 de setembro. O programa deve voltar ao normal no sábado, dia 8. O sistema ficou fora do ar, também, das 21 horas desta quinta-feira até as 13 horas desta sexta. As paralisações foram necessárias para a transferência dos arquivos das notas emitidas na quarta e quinta-feiras e também para a transferência do programa para o servidor permanente, o que deve fazer com que o sistema volte a operar com 100% da capacidade.

De acordo com o Secretário de Receitas, Antônio Caria Neto, na segunda-feira, dia 10 de setembro, será publicado no Diário Oficial do Município um decreto que prorroga o prazo para o recolhimento do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – do dia 10 para 17 de setembro.

Em relação ao Cene (Cadastro de Empresas Não Estabelecidas em Campinas) será publicada uma Instrução Normativa prorrogando o prazo do dia 1º de setembro para 1º de outubro. O Cene é obrigatório para as empresas que prestam serviços em Campinas, mas que estão sediadas em outros municípios.

A Prefeitura e a IMA continuam acompanhando os trabalhos dos técnicos e cobrando providências para que o sistema volte a operar com 100% da capacidade o mais rápido possível. "Ontem, quando o sistema voltou, nós informamos que ele funcionaria de forma mais lenta, por conta do alto número de acessos já previstos. Desde então, foram emitidas mais de 16 mil notas fiscais", afirmou o Secretário de Receitas, Antonio Caria Neto.

Ainda segundo o secretário, além da preocupação com o contribuinte, a Prefeitura precisava garantir que nenhum dado referente aos dias 29, 30 e 31 de agosto fosse perdido. "Os últimos dias do mês são os que temos maior número de notas emitidas. A retirada do sistema do ar foi para que não houvesse perda de nenhuma informação, visto que isso traria sérios prejuízos para o contribuinte e para o fisco municipal", disse. "Os técnicos nos garantiram que todos os dados estão preservados, bem como a segurança do sistema", completou.

O sistema Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) opera em Campinas desde 2010. São emitidas, em média, 40 mil notas por dia. O programa foi adquirido pela Prefeitura de Campinas da DSF – Desenvolvimento de Sistemas Fiscais. Atualmente, o sistema está hospedado em servidores da IMA.