Fim de semana tem programação cultural infantil na cidade

13/07/2012 - 16:49

Tiago Cida

O fim de semana que promete ser de muito frio em Campinas reserva uma programação cultural especialmente para crianças. Tanto na Casa de Cultura Andorinhas, no DIC I, quanto no teatro infantil Carlito Maia, no Bosque dos Jequitibás, tem programação infantil neste fim de semana.

Localizada na Rua Roberto Gallo, sem número, no DIC I, a Casa de Cultura Andorinhas oferecerá durantes todos os fins de semana de julho programação de filmes infantis gratuitamente. O objetivo é levar a possibilidade de assistir cinema às crianças da periferia da cidade e criar nelas o hábito de assistir filmes.

Neste sábado, 14 de julho, a partir das 10h, o espaço cultural exibirá o filme “Kiriku e a Feiticeira”. O filme é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Miguel Ocelot. Retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, pois uma feiticeira terrível deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres.

A Casa de Cultura Andorinhas é gerenciada por um coletivo que tem por objetivo fomentar uma dinâmica intersetorial cultural e social na região dos DICs, em Campinas. A integração entre a comunidade, a corresponsabilidade partilhada na gestão da política pública, entrelaçando as ações de cultura, saúde, educação, assistência, e esporte visa o fortalecimento e a oferta de serviços qualificados à comunidade.

Já no teatro infantil “Carlito Maia”, localizado no Bosque dos Jequitibás, na Rua Coronel Quirino, 2, no Bosque, região central da cidade, será encenada a peça “O Patinho Feio”, pela Cia. Sotac, com texto e direção de Antônio Carlos da Costa, que é apresentada durante quase todo o mês de julho (exceto às segundas-feiras).

O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen é um conto de fadas muito conhecido e expressa emoções de solidão e alienação. De todos os filhotes da família de patos, somente o mais jovem parece estranho, deslocado e diferente. Antes de o patinho feio nascer, a mãe-pata estranha o tamanho do ovo. Não se parece com os outros do ninho e demora mais para chocar.

Finalmente, o patinho feio consegue se livrar da casca e ficar exposto perante os demais. Ele parece estranho. Os outros nunca tinham visto um patinho semelhante, e a partir deste fato se desenrola a história.

A adaptação faz parte da programação do projeto “Férias no Bosque” e tem início marcado para as 15h. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia, escolas e carteirinha Amigos do Teatro) e R$ 9,00 (antecipados). Pontos de venda: Nico Paneteria (fone: 19 3231-6699), Ponta D’Stoque Kids (fones: 19 3295-7818 e 19 3203-7818) e Posto Washington Luiz (fone: 19 3234-4527).