Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Parque das Águas recebe “Entardecer com Arte”


28/06/2012 - 18:57




Tatiane Bueno

 

Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de junho, os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Violeta Dória Lins e Professor Vicente Ráo se reuniram no Parque das Águas para uma aula diferente: eles receberam a artista plástica Morgan Klaus para uma atividade com o tema “Desenhando ao ar livre”. A atividade faz parte do “Entardecer com Arte”, uma das iniciativas do projeto Arte Ambiente, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Parque das Águas.

 

A tarde estava ensolarada, com o clima agradável e a paisagem era perfeita para uma aula como esta. A preocupação da artista era ensinar os adolescentes como desenhar ao ar livre, definir o objeto a ser desenhado e calcular as proporções para reproduzir no papel o que está vendo. Além disso, enfatizou diversas vezes que arte é expressar um sentimento e o momento que se está vivendo. “Na natureza temos mil oportunidades, mas vocês precisam definir o que querem. O tema precisa ser indicativo. Expressem essa natureza toda.” incentivou Morgan Klaus.

 

Os alunos, atentos a todas as dicas da artista, se deliciaram quando puderam observar a paisagem usando uma moldura de enquadramento para definir o objeto e o foco de seus desenhos. Uns ficaram com a lagoa e os patinhos, outros com as casas e palmeiras, outros ainda com a ponte. Alguns até arriscaram um desenho panorâmico do parque, como foi o caso de Lucas Ribeiro, da EMEF Vicente Ráo. O garoto, que adora desenhar se encantou com a beleza do Parque das Águas, que não conhecia, contou que a dica mais útil da artista plástica foi a de observar o lugar e escolher o enquadramento.

 

Já Amanda Wevelin Gomes Pereira, da EMEF Violeta Dória Lins, gostou da atividade principalmente por ser ao ar livre, pois além de ser diferente do dia a dia da escola, “faz pensar mais, tem muita coisa para desenhar”, conta a menina, que estava fascinada com Morgan. “Ela desenha muito!” elogiou.

 

Utilizando como suporte o grafite, papel, borracha e prancheta, até mesmo alguns professores arriscaram desenhar. Após a conclusão de seus desenhos, os alunos buscavam a aprovação e orientação de Morgan. Muitos diziam, ao entregar o desenho, “ficou feio...”, mas a artista na hora corrigia. “Nem tudo é feio. Feio é não fazer. Arte é expressão e se alguém diz que é feio, não entende nada de arte.”

 

Entardecer com Arte

 

A ação “Entardecer com Arte” é uma das iniciativas do projeto Arte Ambiente e acontece a cada dois meses. O evento trata da importância da imagem e da arte-educação para as questões ambientais, no contato direto com o ambiente natural, histórico e cultural, oferecendo palestras temáticas e/ou oficinas e exposições.

 

O “Entardecer com Arte” é oferecido a alunos do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), educadores e especialistas da rede municipal de Campinas, além de convidados.

 

As próximas datas previstas para a ação são 23 de agosto e 20 de setembro. As inscrições para o “Entardecer com Arte” devem ser feitas pelo e-mail: arteambientecps@gmail.com

 

Arte Ambiente

 

O projeto Arte Ambiente acontece em parceria com o Parque das Águas e tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas à arte e ao ambiente como processo de conhecimento, aprendizado e sensibilização, melhorando a qualidade social e educacional.

 

Destinadas aos educadores e alunos da rede municipal de ensino, as ações do projeto englobam: “Encontro em Noite de Lua Cheia”; “Entardecer com Arte”; “Caminho das Águas”; “Ludicidade no Parque”, além do concurso e exposição “Click o Parque das Águas”, realizado em outubro.

 

Mais informações sobre as atividades e inscrições podem ser obtidas pelo endereço: www.parquedasaguascampinas.com.br/revista/index.html

 

O Parque das Águas fica na Avenida Paula Correa Vianna,765 –Parque Jambeiro.

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela

Crédito: Rogério Capela