Prefeito recebe comitiva do consulado honorário da França

13/06/2012 - 16:20

Marianne Hartung

O prefeito Pedro Serafim recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho, uma comitiva do consulado honorário da França, liderada pelo cônsul honorário do país em Campinas, José Luiz Guazelli. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt recepcionou o grupo juntamente com o prefeito.

A visita teve como objetivo tratar de ações de cooperação entre a França e Campinas; de ações culturais de divulgação da França no município, como a Semana da Cultura Francesa em Campinas, e do Fete de la musique, eventos que ocorrem anualmente, além de outros coordenados pela Aliança Francesa em parceria com o Consulado Honorário. Integraram a comitiva Peggy Giordano, diretora da Aliança Francesa; Caroline Vabret, Cônsul Adjunta; Jöel Gérard, adido cultural e Marie Durand, responsável pela área de Comunicação.

Segundo José Luiz Guazelli, a história entre Campinas e a França é muito antiga. “No século 19, um biólogo francês descreveu toda a flora da região de Campinas e atualmente a Unicamp é o principal destino de pesquisadores e professores franceses no Brasil”, disse Guazelli.

Além disso, foi apresentado ao prefeito o acordo de cooperação entre consulado da França e Prefeitura de Campinas que embasa o Projet École, que há mais de 15 anos permite o ensino do francês nas escolas municipais de ensino fundamental em parceria com a Aliança Francesa e com o Consulado Honorário.

“Atualmente o projeto está treinando 30 professores da rede municipal de ensino, que recebem qualificação pedagógica e na formação da língua francesa. As 17 escolas municipais que fazem parte do projeto, atendem 664 alunos com aulas de francês e, desse total, os 40 alunos que mais se destacaram no aprendizado ganharam bolsa na Aliança Francesa para o
aperfeiçoamento do idioma”, contou Peggy Giordano.

Cooperação bilateral

Aproveitando a parceria entre a Prefeitura e o consulado honorário da França, o secretário Bittencourt, sugeriu a inclusão do idioma francês na grade de qualificação oferecida pelo programa Taxista Nota 10, que visa a formação de profissionais para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos que acontecerão no Brasil.

“O francês, como uma das línguas oficiais dos Jogos Olímpicos, será um diferencial para os profissionais de Campinas, que se tornará subsede doseventos esportivos”, disse Bittencourt.

Ao final da visita, o prefeito presenteou os integrantes da comitiva com exemplares do Guia de Investimentos de Campinas e reafirmou seu compromisso na cooperação bilateral com a França.

“Campinas está à disposição do consulado para estreitar as relações com a França e prolongar esta parceria que vem dando certo há muito tempo”, concluiu o prefeito.

Crédito: Luiz Granzotto