Semeia realiza a primeira Homenagem de Mérito Socioambiental

05/06/2012 - 19:13

Tatiane Bueno

O Salão Vermelho do Paço Municipal foi palco de um encontro histórico na tarde desta terça-feira, 5 de junho. Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou a primeira Homenagem de Mérito Socioambiental e reuniu ambientalistas de diversas áreas.

Novidade na Semeia, a homenagem se dá na entrega do Diploma de Mérito Socioambiental, criado a partir de um decreto assinado pelo prefeito Pedro Serafim, na última terça-feira, dia 29 de maio, que também oficializa a própria Semeia.

Representando o prefeito Pedro Serafim, o secretário do Meio Ambiente, Hildebrando Hermann, atentou para a importância de um prêmio como esse: resgatar a memória da atuação na vida profissional e civil em benefício do meio ambiente de profissionais brasileiros e estrangeiros. “O resgate da memória também é importante para que crianças e gerações futuras se inspirem nesses trabalhos e cuidem do meio ambiente.”

Além de premiar profissionais que ainda trabalham em suas áreas, o diploma também homenageia aqueles que estão in memorian, sendo que estes foram representados por seus familiares.

Dentre todos os homenageados, o profissional de reciclagem Antonio Batista foi o que mais se emocionou ao receber o diploma. Após a entrega de todos os diplomas, ele fez uma oração de agradecimento pelo trabalho que realiza há 44 anos e que, como o próprio disse, “afeta tanto os pequenos como os grandes”.

Já a Professora Elza Salvatori Berquó, fundadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Unicamp (entre outras atribuições), agradeceu pela honra da solenidade e dedicou a homenagem ao fundador, pesquisador e professor do NEPO, Daniel Hoga, que faleceu em abril de 2010. “Essa homenagem não é só minha; divido com a família NEPO e aproveito para cumprimentar a Casa pela criação deste prêmio.”

O secretário Hildebrando Hermann ressaltou ainda que, com a criação do decreto, foi instituída uma comissão organizadora que conta com representantes de 24 entidades, sendo a maioria secretarias municipais, e que a partir do próximo mês de julho se reunirá para definir a programação e os homenageados da Semeia de 2013. O Secretário disse ainda que esta deve ser uma síntese das preocupações das autoridades com a questão ambiental, que hoje transcende os aspectos biológicos e incorporam o homem.

Ambientalistas Homenageados

Antonio Batista (profissional da reciclagem)

Elza Salvatori Berquó (demógrafa)

Johan Dalgas Frisch (ornitólogo)