Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Semeia realiza a primeira Homenagem de Mérito Socioambiental


05/06/2012 - 19:13




 Tatiane Bueno

 

O Salão Vermelho do Paço Municipal foi palco de um encontro histórico na tarde desta terça-feira, 5 de junho. Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou a primeira Homenagem de Mérito Socioambiental e reuniu ambientalistas de diversas áreas.

 

Novidade na Semeia, a homenagem se dá na entrega do Diploma de Mérito Socioambiental, criado a partir de um decreto assinado pelo prefeito Pedro Serafim, na última terça-feira, dia 29 de maio, que também oficializa a própria Semeia.

 

Representando o prefeito Pedro Serafim, o secretário do Meio Ambiente, Hildebrando Hermann, atentou para a importância de um prêmio como esse: resgatar a memória da atuação na vida profissional e civil em benefício do meio ambiente de profissionais brasileiros e estrangeiros. “O resgate da memória também é importante para que crianças e gerações futuras se inspirem nesses trabalhos e cuidem do meio ambiente.”

 

Além de premiar profissionais que ainda trabalham em suas áreas, o diploma também homenageia aqueles que estão in memorian, sendo que estes foram representados por seus familiares.

 

Dentre todos os homenageados, o profissional de reciclagem Antonio Batista foi o que mais se emocionou ao receber o diploma. Após a entrega de todos os diplomas, ele fez uma oração de agradecimento pelo trabalho que realiza há 44 anos e que, como o próprio disse, “afeta tanto os pequenos como os grandes”.

 

Já a Professora Elza Salvatori Berquó, fundadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Unicamp (entre outras atribuições), agradeceu pela honra da solenidade e dedicou a homenagem ao fundador, pesquisador e professor do NEPO, Daniel Hoga, que faleceu em abril de 2010. “Essa homenagem não é só minha; divido com a família NEPO e aproveito para cumprimentar a Casa pela criação deste prêmio.”

 

O secretário Hildebrando Hermann ressaltou ainda que, com a criação do decreto, foi instituída uma comissão organizadora que conta com representantes de 24 entidades, sendo a maioria secretarias municipais, e que a partir do próximo mês de julho se reunirá para definir a programação e os homenageados da Semeia de 2013. O Secretário disse ainda que esta deve ser uma síntese das preocupações das autoridades com a questão ambiental, que hoje transcende os aspectos biológicos e incorporam o homem.

 

Ambientalistas Homenageados

 

Antonio Batista (profissional da reciclagem)

Elza Salvatori Berquó (demógrafa)

Johan Dalgas Frisch (ornitólogo)

Fernando Flávio Marques de Almeida (geólogo)

Paulo Nogueira Neto (naturalista)

Paulo Affonso Leme Machado (advogado)

Maria Adélia Aparecida de Souza (geógrafa)

Sebastião Martins Vital (educador ambiental)

 

Homenagens Póstumas

 

Hermógenes de Freitas Leitão Filho (agrônomo)

Armando Gallo Yahn (engenheiro civil)

Wolfgang Schimdt (proprietário da Fazenda Santa Mônica)

Francisco Thomaz Van Acker (advogado)

Aziz Ab'Saber (geógrafo)

Hermes Moreira de Sousa (agrônomo)

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan