O que abre e fecha dos serviços públicos no feriado de Corpus Christi

06/06/2012 - 11:10

Doni Vieira e Ana Carolina Menani

Apesar do feriado religioso de Corpus Cristhi e o ponto facultativo, nesta quinta e sexta-feira (07 e 08/06), alterando a rotina nas repartições públicas municipais, a população não ficará desprovida de atendimentos: vários setores manterão plantão para prestar serviços emergenciais.

As atividades normais na Prefeitura de Campinas serão interrompidas nesta quarta-feira (06/05), às 18h, e retomadas na segunda-feira (11/05), às 8h. Confira abaixo a relação dos serviços disponíveis no período e os telefones para solitações de atendimento:

Defesa Civil - Atendimento 24h, com chamadas pelo telefone 199

Disque CIMCamp - Atendimento 24h através do telefone 3772-1517

Água e esgoto - A Sanasa coloca o telefone 0800-772-1195 à disposição da população para receber solicitações de reparos em redes desses serviços.

Mercado Municipal - Funcionará na quinta e domingo (opcional) das 7h às 12h, na sexta e sábado das 7h às 18h30.

Feiras-livres - Serão realizadas normalmente nos locais e horários programados de quinta a domingo.

Sistema de Atendimento 156 - Por conta de serviços de dedetização no prédio da Prefeitura, o atendimento será suspenso nesta quarta-feira e retomado apenas na manhã da segunda.

Limpeza Urbana - Na quinta-feira, dia 7 de junho, as coletas de lixo hospitalar e ambulatorial não acontecerão, haverá somente as coletas domiciliar diurna alternada nos bairros, e a noturna não vai ocorrer. A varrição manual será feita em esquema de plantão na área central, Lagoa do Taquaral e imediações da nova rodoviária. Na sexta-feira, dia 8 de junho, os serviços de coleta seletiva e de limpeza urbana ocorrerão normalmente. No domingo, rotineiramente, todas as coletas são suspensas e a varrição ocorrerá em esquema de plantão.

Ceasa - A área administrativa encerrará as atividades na tarde da sexta (07) e voltará a funcionar na segunda (11), pela manhã. Os mercados hortifrutigranjeiros e de flores e plantas ornamentais funcionarão normalmente na quinta, sexta e sábado. No domingo, como de costume, interromperão as atividades.

Unidades Emergenciais de Saúde - Durante o período, funcionarão sem interrupções os Prontos Socorros do Ouro Verde, São José, Padre Anchieta e Campo Grande, além do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que recebe chamadas pelo telefone 192. Já os Centros de Saúde interromperão o atendimento no feriado.

Na sexta-feira (08/06), todos os centros de saúde voltarão a atender normalmente, como também os distritos de saúde, setores de especialidades, PAs, Samu 192 e Hospital Municipal Dr Mario Gatti.

No sábado (09/06), funcionarão os centros de saúde que normalmente atendem aos sábados. São os seguintes: Jd Aurélia (das 7h às 13h), Jd Capivari (das 7h às 13h), Jd. Florence (das 7h às 19h), Jd Santa Lúcia (das 7h às 17h), Jd São José (das 7h às 13h), Jd Vista Alegre (das 7h às 13h), Pq São Quirino (das 7h às 13h), Pq Valença (das 7h às 17h), Vila Ipê (das 7h às 18h), DIC I (das 7h às 13h), União dos Bairros (das 7h às 13h), Jd Aeroporto (das 7 às 13h) e o Jd Santo Antonio (das 7h às 13h). Os demais retomarão o atendimento na segunda-feira (11/06).

Guarda Municipal:- A Guarnição manterá a rotina de trabalhos com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado através do Disque Guarda Municipal 153.

Bosques:- A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrirão normalmente no período, respectivamente, das 5h às 22h e das 6h às 18h.

Emdec

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) vai manter os serviços essenciais e de emergência – tais como as equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos e na Central de Controle Operacional (CCO) – em atividade normal durante o feriado prolongado com o fim de semana de Corpus Christi, dias 7, 8, 9 e 10 de junho. As solicitações podem ser feitas pelo telefone (19) 3772-1517.

Já o serviço de atendimento ao público (Expediente / Protocolo) fecha a partir de quinta-feira, dia , e reabre na segunda, dia 11, às 8h30. O expediente da EMDEC fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

PAI-Serviço

O telefone gratuito do PAI-Serviço, 0800 600 1517, irá funcionar todos os dias do feriado prolongado, para o agendamento de viagens. O atendimento pelo 0800 é das 6h até as 24h. O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta e porta a ponto de ônibus às pessoas com restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamento médico, trabalho, estudo e atividades de lazer.

Pátio

O Pátio Municipal de Guarda e Recolhimento de Veículos também funciona normalmente para o recebimento de veículos apreendidos por furto, roubo ou infrações de trânsito, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Já a retirada de veículos poderá ser feita a partir das 8h de segunda-feira, dia 11 de junho. O Pátio fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João. O telefone para contato é o (19) 3772-7148.

Poupatempo

Os postos de atendimento da EMDEC no Poupatempo Centro e no Poupatempo Campinas Shopping fecham na quinta-feira, dia 7 de junho; mas reabrem normalmente na sexta e no sábado, dias 8 e 9. No Poupatempo do Centro, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e no sábado, das 7 às 13h. E no Campinas Shopping, de segunda a sexta, das 9h às 19h; e no sábado, das 8h às 14h. O Poupatempo do Centro fica na Avenida Francisco Glicério, 935, no Centro. E o Poupatempo do Campinas Shopping fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, no Jardim do Lago.