Saúde Ambiental de Campinas recebe prêmio no XXIV Cosems

27/04/2010 - 09:41

Assessoria de Imprensa da Saúde

Com o trabalho “A Integração da Vigilância Ambiental e da Atenção Básica na Gestão de Área Contaminada com Populações Expostas – O Caso Mansões Santo Antonio”,  a coordenadora da área de Saúde Ambiental da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Janete do Prado Navarro, colocou Campinas entre as dez cidades do Estado premiadas na IX Mostra e II Prêmio David Capistrano de Experiências Exitosas dos Municípios.

Os dez premiados foram escolhidos entre 440 trabalhos apresentados no XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) que aconteceu em Campinas neste último final de semana, de 21 a 23 de abril, no Royal Palm Plaza.

Outros 50 trabalhos, entre eles cinco de Campinas, foram premiados com menções honrosas. Foram eles “Cidadania Institucional como Dispositivo de Educação Permanente e Humanização junto a Equipes de Saúde de Campinas”, de Nayara L.S. Oliveira; “Serviço de Assistência e Internação Domiciliar (Said) uma Experiência Municipal”, de Monica Regina Prado Macedo, “Influência da Farmácia Clínica na Economia e na Clínica de Pacientes HIV Positivos Atendidos no Hospital Leito Dia do Hospital de Clínicas da Unicamp”, de autoria de Patricia Moriel, “Coletivo da música: Uma Aposta na Construção de Cuidados em Saúde e Seus Intercessores. Muito Samba Agitando a Rede de Saúde Mental em Campinas”, de Ludimila Palucci Calsani e “Catadores Encantadores”, de Ovando José Provatti.

Trabalho

O trabalho premiado de Janete Navarro, aborda as ações da Vigilância em Saúde de Campinas no caso da contaminação ambiental no Bairro Mansões Santo Antonio, ocasionada pela já extinta indústria Proquima Produtos Químicos Ltda., que funcionou de 1973 a 1996. Quando a empresa encerrou as atividades, loteou e vendeu a área à construtora Concima S. A. Construções Civis que construiu três blocos residenciais no local.

Os estudos contidos nesse trabalho possibilitaram dar respostas à sociedade sobre a possibilidade de se morar naquele local, comer os frutos da terra e pescar os peixes criados em tanque com água subterrânea, doenças relacionadas aos contaminantes, além do acolhimento e assistência às pessoas expostas.

Esse prêmio é mérito da saúde ambiental no Estado de São Paulo, uma área nova que está sendo consolidada e que precisa desse incentivo. A elaboração do nosso trabalho – explica Janete Navarro – é uma demonstração clara de que o trabalho em rede norteia os rumos do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS”. Segundo ela. A partir dessa experiência, o SUS Campinas melhorou sua capacidade de respostas a emergências ambientais. “A experiência proporcionou à gestão uma nova visão sobre o trabalho intersetorial que serviu de base para outros casos que surgiram posteriormente”, complementou.

Elaine Maria Giannotti, assistente técnica do Cosems e integrante da comissão organizadora do IX Mostra e II Prêmio David Capistrano de Experiências Exitosas dos Municípios, esclareceu que os trabalhos foram selecionados por uma comissão organizadora composta por 36 pessoas sem nenhum vínculo com as secretarias de saúde concorrentes. “Para a avaliação foram levados em conta critérios como o caráter transformador do projeto, a capacidade de articulação na rede pública de saúde e a coerência metodológica”, explicou. Segundo ela, os avaliadores são profissionais ligados a universidades e institutos de pesquisa.

Confira abaixo os trabalhos premiados:

NOME

MUNICIPIO

AUTOR

A Integração da Vigilância Ambiental e da Atenção Básica na Gestão de Área Contaminada com Populações Expostas ? O Caso Mansões Santo Antonio

Janete do Prado A. Navarro

MATRICIAMENTO EM REGULAÇÃO DO ACESSO E SISTEMA: INTEGRANDO A REDE DE SAÚDE DE DIADEMA A PARTIR DA ATENÇÃO BÁSICA

Diadema

Larissa Desiderá Santo André

Cuidando de Quem Cuida

Iracemópolis

Fabio ricardo Lema