Ceprocamp oferece vagas no curso de “Cuidador de Idosos”

16/04/2010 - 14:53

Tássia Alves de Lima

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) mantido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), está oferecendo vagas para o curso de “Cuidador de Idosos” no polo localizado no Satélite Iris I, na região do Campo Grande, inaugurado no último dia 1º de abril.

As vagas são para uma turma no período da tarde, com aulas às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas no próprio Ceprocamp-Campo Grande até o dia 24 de abril. Restam ainda sete vagas. Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 16 anos e ter estudado até no mínimo o 6º ano (antiga 5ª série).

O curso de “Cuidador de Idosos” é oferecido pelo Ceprocamp desde o segundo semestre de 2005. São oferecidas quatro turmas por ano na sede do Centro, mas é a primeira vez que é aberta uma turma no polo do Campo Grande.

Cuidador de Idosos

Cuidador de Idoso” ainda não é considerado profissão, mas a ocupação está no Cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse trabalho possui outras denominações: acompanhante de idosos, cuidador de pessoas idosas e dependentes, cuidador de idosos institucional e gero-sitter.

O “Cuidador de Idosos” zela pelo bem estar da pessoa assistida, cuida da saúde, da alimentação, da higiene pessoal, da educação, da cultura e do lazer do idoso sob orientação das famílias ou de instituições especializadas. A procura por esses assistentes é grande em escolas e em famílias de Campinas e região.

No currículo do curso, constam: habilidades e perfil profissional; responsabilidades pessoais e profissionais; estatuto do idoso; recomendações das áreas envolvidas com os cuidados e tratamento do idoso; ética profissional; noções de informática; direitos humanos e cidadania.

O Ceprocamp–Campo Grande fica na Rua Mário Scolari, 91 - Jardim Satélite Iris. O contato pode ser feito pelo telefone 3231-1344.