Oficinas sobre empreendimentos prosseguem nesta terça e na 4ª

19/03/2012 - 16:51

Regina Pitta

Servidores municipais e funcionários de autarquias que atuam nas áreas de aprovação de empreendimentos imobiliários de Campinas participam de mais duas oficinas de capacitação nesta terça e na quarta-feira, dias 20 e 21 de março. Na terça vão explorar o tema “Análise de projetos
edilícios sujeitos a estudos específicos” e, na quarta, tratarão da “Aprovação de projetos edilícios”.

O objetivo das oficinas é propor aos servidores públicos, por meio da troca de experiências, melhores soluções para as questões relacionadas à ocupação do solo urbano e aos empreendimentos imobiliários. Participam dos encontros servidores das secretarias de Urbanismo, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Infraestrutura, Finanças, Habitação, Gestão e Controle, Assuntos Jurídicos, além de funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e Sanasa. Em média, participam das oficinas dois servidores de cada secretaria e autarquias.

Os encontros contam com a monitoria do auditor fiscal tributário municipal, da Secretaria de Gestão e Controle, Carlos Alberto Maia, e da procuradora do município, da Secretaria de Habitação, Simone Nicolielo. “Nós criamos todo o processo dentro do tema que está sendo explorado e cada participante fala do seu trabalho e das ações que desenvolve. Com isso, vamos identificando os entraves e percebendo as dificuldades”, explica Maia.

De acordo com os monitores, estão sendo observados diversos gargalos e dificuldades que precisarão ser corrigidos. A proposta, ao final da capacitação - que terá sete oficinas -, é produzir um texto geral apontando os entraves observados e as soluções sugeridas para que o processo possa fluir. Esse material será apresentado aos secretários das pastas envolvidas para que depois seja encaminhado ao prefeito para discussão como uma ação de governo.

Simone está vendo nas oficinas uma oportunidade muito importante para os servidores. “É usual que cada secretaria atue de forma muito compartimentada e sem ter a percepção do que a outra está fazendo. Durante esses encontros, tem havido uma interação entre todos os setores, possibilitando que os participantes percebam o reflexo da sua ação no outro”, salientou a procuradora.

A ideia da capacitação no formato de oficina surgiu a partir de discussões nos trabalhos da Comissão Especial de Auditoria dos Empreendimentos Imobiliários, dentro da Secretaria de Gestão e Controle, e para a sua realização conta com uma parceria com a Escola de Governo e
Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

Nos dois encontros anteriores já foram tratados “Cadastramento de glebas e lançamento de diretrizes” e “Parcelamento do solo”. Nos dias 27, 28 e 29 de março, os participantes vão explorar aos temas: “Regularização de loteamentos”, “Estudos de casos” e “Sistemas de informática que estão sendo desenvolvidos”, respectivamente.