Prefeito entrega nova unidade do Ceprocamp na região do Campo Grande

01/04/2010 - 13:35

Ingrid Vogl

A partir de agora, o Jardim Satélite Íris I e bairros da região do Campo Grande passam a contar com uma unidade do Centro Municipal Profissional de Campinas “Prefeito Antonio da Costa Santos” (Ceprocamp). “O Ceprocamp significa um futuro de dignidade para jovens e adultos, pois todos têm direito a ter uma profissão”, afirmou o prefeito Hélio de Oliveira Santos durante cerimônia de inauguração do polo José Alves, na manhã desta sexta-feira, dia 1º de abril.

Segundo o prefeito, a escolha da região do Campo Grande para a implantação do primeiro polo do Ceprocamp foi feita por meio do georreferenciamento que apontou a área com o maior número de desempregados de Campinas. “Hoje já estamos combatendo a questão do desemprego com o oferecimento dos cursos profissionalizantes, bolsas empregos, Bolsa Família, que já mostram resultados como os baixos índices de desemprego e a primeira não capital brasileira em número de microempreendedorismo. Estamos também abrindo novas praças de trabalho com a migração de serviços e empresas, e o Ceprocamp é essencial no papel de preparar o trabalhador para o mercado de trabalho que está se abrindo na região”, afirmou.

Para o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, a entrega do polo do Ceprocamp no Jardim Satélite Íris representa um marco histórico. “A inauguração do espaço cumpre o lema do prefeito, de priorizar os que mais precisam, trazendo curso profissionalizantes e com isso, gerar mais desenvolvimento para a região, além de fazer com que o Centro Profissinalizante chegue mais perto da comunidade com os polos descentralizados e cumprindo a finalidade de fazer com que as pessoas aprendam novas tarefas e tenham condições de gerar mais renda”, ressaltou Tadeu Jorge.

O Ceprocamp faz parte da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e teve no diretor Graciliano de Oliveira Neto um dos principais articuladores para que o novo polo entrasse em funcionamento. A unidade do Satélite Íris leva o nome de João Alves, morador e líder comunitário na região entre 1999 e 2003 e que foi lembrado como um grande batalhador por melhorias no bairro e em seu entorno.

Novas perspectivas

A inauguração contou com a presença de autoridades municipais como secretários, vereadores e líderes de bairros, que foram unânimes em reafirmar a importância da unidade do Ceprocamp na região para alavancar a qualificação dos moradores e criar novas perspectivas para o mercado de trabalho.

Esse polo no Satélite Íris é importante porque não tínhamos nenhuma escola profissionalizante. Os cursos irão ajudar muito os jovens e também pessoas que estão fora do mercado do trabalho, ou simplesmente queiram se qualificar ainda mais, a entrar ou melhorar em um emprego. O Ceprocamp também é um ponto de partida para várias outras conquistas dos moradores”, disse o membro da Associação de Moradores do Satélite Íris, Nelson Manuel da Silva.

O vice-presidente da Associação de Moradores do Satélite Íris IV, Cecílio Serafim dos Santos, participou desde as primeiras reuniões para a construção da unidade e definição dos cursos que serão oferecidos. Ele ainda é membro da comissão gestora do auditório que compõe o pólo, que será utilizado para atividades diversas da comunidade.

O uso do auditório será compartilhado e muito bem utilizado. Está todo mundo feliz com as ótimas condições que temos agora de desenvolver atividades diversas, como aulas de capoeira, costura, violão, além de reuniões das associações de moradores”, contou, lembrando que o nome do espaço em homenagem a José Alves foi uma solicitação da própria comunidade.

Estrutura

A princípio, serão oferecidas 210 vagas nos cursos das áreas de Desenvolvimento Social (Cuidador de Idosos e Cuidador de Crianças), Administração (Gestão de Pequenos Negócios, Auxiliar de Escritório), Informática (Informática Básica - Digitação), Serviços (Porteiro), Higiene na Manipulação de Alimentos. Até o fim de 2010, a previsão é que 400 atendimentos sejam feitos. Há, ainda, a previsão para a criação de cursos em outras áreas, como Geração de Renda. Desde outubro de 2009, equipes do Ceprocamp estão em diálogos constantes com a comunidade local para que os cursos oferecidos fossem criados de acordo com a demanda da região.

A estrutura da nova unidade é composta por quatro salas de aula e uma sala administrativa, banheiros e um laboratório de informática. Além das salas de aula convencionais, há um auditório no andar térreo que será disponibilizado para reuniões diversas, palestras e outras atividades que poderão ser agendadas no local.

A equipe de funcionários e profissionais do polo José Alves já foi composta pela Fumec, e a previsão é que os cursos tenham início no dia 12 de abril, nos períodos da tarde e noite. Para os interessados nos cursos, as inscrições ainda podem ser feitas. A nova unidade do Ceprocamp fica na Rua Mário Scolari, 91, Jardim Satélite Íris I. O telefone é 3231.1344

Esta é a segunda unidade própria do Ceprocamp, que ainda possui 15 polos descentralizados em parceria com instituições diversas. A previsão é que em 2010 sejam atendidas 4 mil pessoas em cursos profissionalizantes e técnicos gratuitamente pelo Ceprocamp.

Crédito: Luiz Granzotto