Campinas contará com ônibus executivos no transporte público

01/04/2010 - 10:37

Denise Pereira

Mais uma novidade no transporte público. A cidade terá uma Rede Executiva para complementar o atendimento do Sistema InterCamp, promovendo novas opções de deslocamento.

Na Rede Executiva, serão oito linhas, com novas opções de trajeto, sem sobreposição integral aos itinerários das linhas atuais do serviço convencional (ônibus). Nessas linhas, vão operar veículos com padrão de conforto superior ao dos ônibus convencionais com ar condicionado e conforto semelhante aos veículos rodoviários. A Rede Executiva será operada pelas empresas concessionários do InterCamp.

Essa rede contará com o monitoramento por meio de GPS. Futuramente, os usuários poderão acessar o site da EMDEC para conhecer o ponto de passagem dos ônibus e acessá-los nas próximas parada.

Nos ônibus executivos, os passageiros só serão transportados sentados e não haverá cobrador. As tarifas serão diferenciadas, variando de R$ 5,00 a R$ 8,00 (confira tabela); os usuários poderão pagar com o Bilhete Único, mas sem direito à integração.

A operação das 8 linhas será ajustada em função da sua utilização. A EMDEC já previu que desse total, quatro vão circular de segunda a domingo, e quatro nos dias úteis.

Serão garantidas ligações para o Aeroporto, a partir da Rodoviária (via Prestes Maia) e do Aeroporto ao Cambuí (via Aquidaban); do Centro ao Campo Grande (via Chapadão), do Centro à Cidade Judiciária (via Norte-Sul), do Centro ao Shopping Iguatemi (via Nova Campinas), do Centro à Cidade Universitária II – (via Primavera); da Prefeitura até o Parque Prado (via UNIP) e, futuramente, Swiss Park; e do DIC VI ao Shopping D. Pedro.

Vale destacar que as linhas que atenderão aos shoppings terão parada no portão principal de acesso desses empreendimentos.

Escolha do nome

A partir das 18 horas, desta quinta, dia 1º de Abril, a EMDEC apresentará em seu portal, no endereço www.emdec.com.br todas as informações da nova Rede e abrirá uma votação pública para escolher o nome do serviço.

Os internautas poderão fazer sugestões até 1º de julho. O nome será escolhido dentro de critérios de adequação ao serviço e de criatividade, por uma Comissão definida pela EMDEC. O vencedor receberá um notebook.

Os internautas também poderão fazer sugestões relacionadas aos itinerários da nova Rede.

Conheça as linhas e principais vias do itinerário:

Cambuí – Aeroporto (Via Aquidaban / Hotéis)

- Av. Norte-Sul; Centro de Convivência; Av. Aquidaban; Av. Prestes Maia; e Rod. Santos. Dumont.

Rodoviária – Aeroporto

- Av. Rui de A. Barbosa; Av. Prestes Maia; e Rod. Sto. Dumont.

Centro / Cidade Judiciária – Via Norte-Sul

- Av. Francisco Glicério; Rua Conceição; Av. Norte e Sul; Rod. Miguel N. N. Burnier; e Rod. Adhemar de Barros;

Centro / Shop. Iguatemi – Via N. Campinas

- Av. Francisco Glicério; Rua Conceição; Av. Anchieta; e Rua Barreto Leme;

- Av. Norte e Sul; Rua Carlos Stevenson; e Av. José Bonifácio.

Centro / Cidade Universitária II – Via Primavera

- Av. 02 Cidade Universitária; Av. Roxo Moreira; Av. Guilherme Campos; Av. Almeida Garret; Av. Carolina Florence; e Av. Orosimbo Maia.

Prefeitura / Parque Prado – Via Unip

- Rua Barreto Leme; Av. Júlio de Mesquita; Av. Princesa D’oeste; Av. Jorge Tibiriçá; Av. Washington Luiz; e Av. São José dos Campos

DIC VI / Shopping D. Pedro – Via Castelo

- Av. Suaçuna; Rod. Santos Dumont; Av. Alberto Sarmento; Av. Francisco José de Camargo Andrade; e Av. Almeida Garret.

Centro / Campo Grande – Via Chapadão

- Av. John Boyd Dunlop; Av. José Pancetti; Av. Mal. Rondon; Av. Andrade Neves; e R. Delfino Cintra.