Portal das Artes promove oficinas de percussão e canto

31/03/2010 - 16:06

Assessoria de Imprensa da Saúde

O Espaço de Convivência Portal das Artes, da Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Oficina Cultural Hilda Hilst, anuncia a realização de duas novas oficinas culturais destinadas a adolescentes e adultos. A Oficina de Percussão Cirandas de Pernambuco e a Oficina de Iniciação ao Canto Popular, ambas com 24 horas de duração, foram divididas em oito etapas de três horas cada uma.

São trinta vagas para cada oficina e as inscrições podem ser feitas de 5 a 12 de abril (Oficina de Percussão) e de 5 a 14 de abril (Canto Popular), no próprio Portal das Artes, na Rua Serra D’Água, 166, no Jardim Baronesa, região Sul de Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-6881.

A psicóloga Sibele Ribeiro Campos Martins, coordenadora deste espaço, explica que a Oficina de Percussão ”Cirandas de Pernambuco”, coordenada pelo oficineiro Flávio Azevedo, tem a proposta de pesquisar, recriar e difundir ritmos regionais, além de possibilitar uma formação musical e rítmica percussiva. Já a Oficina de Iniciação ao Canto Popular, coordenada pela oficineira Priscila Matos, conforme esclarece Sibele, objetiva trabalhar a técnica vocal a fim de despertar a consciência e domínio da produção da voz, desenvolver a sensibilidade e a percepção musical.

O músico André Ribeiro, responsável pelas oficinas de música no Portal das Artes, lembra que o Portal promove atividades diariamente, sendo que muitas oficinas são desenvolvidas por voluntários da própria comunidade. Ele dá o exemplo da Oficina de Técnicas de Pintura, que é ministrada pela dona de casa Eliana Laplechade Sotana, que reside no Bairro Proença. Eliana, que é artista plástica autodidata, dedica duas horas por semana para ensinar sua técnica no Portal.

A participação do moradores dos bairros próximos mostra que o Portal está integrado à comunidade e que essas pessoas estão se apropriando deste espaço”, explica André Ribeiro. Segundo o músico e oficineiro, “algumas oficinas são ministradas por antigos usuários que se tornaram oficineiros, pois cabe ao espaço reconhecer talentos, incentivá-los a trocar saberes, o que é um indicativo de que o Portal está conseguindo atingir seus objetivos”.

O Espaço de Convivência Portal das Artes integra a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e faz parte do Fórum dos Centros de Convivência mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade trabalha com a questão da inclusão social, é aberta aos usuários dos Centros de Saúde do Distrito Sul , e à comunidade em geral , próximo ao Centro de Saúde (CS) Paranapanema e Centro de Saúde Orosimbo Maia, funciona também em parceria com o Caps AD Independência do Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira integrando a rede substitutiva em Saúde Mental.

O Portal das Artes iniciou suas atividade em 2004, ofertando várias atividades para a comunidade, como Férias no Portal, e oficinas permanentes que incluem moda, música, pintura em tecido, decoupage, culinária, artesanato, dança de salão, tear, escultura e meditação.