O Semurb On-Line é o sistema de aprovação de projetos via web que permite ao profissional encaminhar e acompanhar todas as solicitações referentes à aprovação de projetos junto à Secretaria Municipal de Urbanismo.
Essa modernização tem como objetivos:
1. Mais transparência e agilidade na análise e na aprovação dos projetos de obras particulares;
2. Sustentabilidade ambiental: economia de papel, tinta e energia elétrica;
3. Redução de custos operacionais;
4. Redução do número de deslocamentos à PMC e consequente economia de tempo: todas as anotações são feitas nos documentos digitais, disponibilizadas para visualização on-line e com comunicação via e-mail;
5. Conforto para realizar praticamente todas as operações referentes ao processo a partir de seu escritório ou residência.
O serviço está disponível para as novas construções unifamiliares, unidades multifamiliares horizontais, ampliação para essas duas tipologias, demolição parcial, demolição total, reforma com demolição parcial e pequena reforma para todas as tipologias desses quatro itens.
Para ingressar, o profissional deve se cadastrar no sistema. É um procedimento simples e a liberação para uso é feita numa média de 48 horas úteis.
Use, preferencialmente, os navegadores Google Chrome ou Firefox.
Em caso de dúvidas e sugestões pedimos a gentileza de entrar em contato pelo endereço: faq.sol@campinas.sp.gov.br. Informamos ainda que, para esclarecimentos técnicos, deverá ser agendado horário de atendimento através do telefone 2116-0940.
Passos para deferimento de projeto através do Semurb On-Line:
1 - Inscrição do Profissional. O profissional deve se cadastrar no Sistema SEMURB ON-LINE. As informações e documentos fornecidos serão analisados pela Secretaria Municipal de Urbanismo que, por e-mail, aprovará o cadastro, liberando-o para uso ou reprovará, solicitando as devidas correções.
2 - Envio de Solicitação. Após ter liberado o seu acesso ao Semurb On-Line, acessar o sistema por meio do link existente na página da Secretaria de Urbanismo. Ir a “Acessar Sistema (Já cadastrado – Profissional)”. Utilizar a opção “Nova Solicitação” e inserir as informações e arquivos necessários.
3 – Emissão do boleto da Taxa de Análise. O sistema gerará o boleto e somente após o pagamento, os arquivos serão disponibilizados para a análise técnica. A compensação do boleto acontece, em média, em 3 dias úteis.
4 - Análise de documentos. Nesta etapa, documentos e plantas são analisados pelos técnicos da SEMURB. Será enviado um e-mail se houver discrepâncias, falta de documentos ou correções. É importante ficar atento à sua Caixa de Correio, pois somente após o cumprimento das correções, a análise voltará a ser feita. ATENÇÃO: A planta com as anotações das correções fica disponível no Semurb On-Line. Não são enviados anexos pelo e-mail. Através do sistema, é possível acompanhar o andamento de sua solicitação.
5 - Taxas complementares. São disponibilizadas após o deferimento do projeto.
6 - Entrega das vias da planta aprovada. Após a confirmação do pagamento das taxas complementares pelo sistema que ocorre, em média, em três dias úteis, um e-mail é enviado com o link para a impressão da capa. O autor do projeto, responsável técnico, proprietário ou autorizado deverá trazer as vias de plantas para serem assinadas, a capa e o DIC de Construção Civil.
7 – Alvará de execução. Os responsáveis pelo projeto poderão, então, solicitar o alvará de execução.
Na guia de impressão do alvará de aprovação há uma caixa intitulada Solicitar alvará de execução que deverá ser clicada para que seja disponibilizado esse documento para impressão.
8 - Retirada das vias de plantas já assinadas. O autor do projeto, responsável técnico, proprietário ou autorizado munido de Procuração poderá retirar suas vias de plantas assinadas.
A inscrição profissional é gratuita e tem validade de um ano, devendo ser renovada após esse período.
1- Acesse: https://appo.campinas.sp.gov.br
2- Clique em "Primeiro Acesso" e em seguida, informe o nº do CPF/CNPJ que deseja cadastrar
3- Informe os dados solicitados e anexe os documentos abaixo:
Para profissionais pessoa física:
-Comprovante de Endereço (atualizado - 3 meses) ou Declaração de Residência;
-Certidão de Registro e Quitação do CREA/CAU;
-Certidão de Registro Profissional e Anotações (exceto para engenheiro civil e arquiteto);
-Comprovante de inscrição e situação cadastral mobiliária municipal ativa, de Campinas ou município de residência.
Para profissionais pessoa jurídica:
-Cartão CNPJ emitido pela Receita Federal;
-Certidão de Registro e Quitação do CREA/CAU;
-Certidão de Registro Profissional - dos profissionais vinculados à Pessoa Jurídica;
-Comprovante de inscrição e situação cadastral mobiliária municipal ativa, de Campinas ou município de residência.
4- Após enviar os documentos, um link de confirmação será enviado no e-mail informado. Clique nesse link para que o cadastro seja analisado.
5- Os dados e documentos enviados serão analisados pela SEPLURB. Essa etapa leva em média 3 dias úteis.
6- Se houver pendências, um e-mail será enviado. Acesse "Primeiro Acesso" novamente para efetuar as correções.
7- Sanadas todas as pendências, um e-mail será enviado informando que o cadastro está ativo.
A revalidação anual será feita através do login no sistema, devendo ser anexada a mesma documentação, porém atualizada.
A ART/RRT e seu comprovante de pagamento devem ser enviados em formato pdf, doc, docx, odt e outros (a lista das extensões aceitas se encontra na guia Documentos, no Cadastro do Projeto). O profissional deve digitalizar o documento já assinado pelo profissional e pelo requerente. Quando o autor do projeto e o responsável técnico pela obra forem profissionais diferentes deverá ser enviado um arquivo para cada.
IMPORTANTE: Documentos com mais de uma folha devem ser salvos em um único arquivo.
O Projeto Simplificado deve ser enviado em formato .dwg (CAD versão 2000). A assinatura do documento será feita após aprovação. Recomenda-se mover o desenho para a origem (coordenada 0,0,0) e trabalhar a prancha em MODEL. Verifique se há layers congelados ou apagados, deletando as informações desnecessárias à aprovação de seu projeto. Utilize os comandos ZOOM EXTENTS, PURGE e REGEN antes de enviar o arquivo. A tela de desenho deverá conter apenas a folha de desenho.
O Memorial de Cálculo de Áreas deve ser enviado nos mesmos formatos da ART / RRT.
Recomendamos utilizar a fonte ARIAL. Ao utilizar MULTLINE TEXT, atente-se ao tamanho da caixa de texto. Confira se os "grips" apresentam-se no local pretendido. Prefira apresentar os textos com caixas sem folgas e com o padrão de alinhamento selecionado adequadamente.
Se houver dificuldade mesmo após as recomendações acima terem sido seguidas, orientamos usar os comandos PURGE e AUDIT.
Deverá ser atendido o padrão de layers e penas de plotagem conforme estabelecidos no Decreto Municipal nº 18.757/2015. Vide tabela abaixo:
LAYER
|
PLOTAGEM |
|
ESPESSURA |
COR |
|
1 |
0.1 |
Preto |
2 |
0.2 |
Preto |
3 |
0.3 |
Preto |
4 |
0.4 |
Preto |
5 |
0.5 |
Preto |
6 |
0.6 |
Preto |
7 (prancha) |
0.3 |
Preto |
10 (à construir) |
0.2 |
10 |
30 (toldo) |
0.2 |
30 |
50 (à demolir) |
0.2 |
50 |
84 (à regularizar) |
0.2 |
84 |
150 (aprovado) |
0.2 |
150 |
252 (existente) |
0.2 |
252 |
Demais layers |
0.15 |
Preto |