Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Patrimônios

Culturais



Centro de Conhecimento das Águas


Centro de Conhecimento das Águas

Inaugurado no dia 7 de agosto, o Centro de Conhecimento das Águas, na região sul de Campinas, no Parque das Águas, tem por objetivo ser um local de pesquisa e aprendizagem para a preservação das águas e do meio ambiente. A área tem um total de 1.050m² e conta com atividades como: exposição permanente, oficinas de trabalho e administração geral.

Endereço: Rua Visconde Congonhas de Campo, s/n – Parque Jambeiro
Praça Opera Salvador Rosa - Bonfim – CEP 13033-029
Campinas (SP) – AR8



Teatro “Castro Mendes”


Teatro “Castro Mendes

Adaptado no antigo prédio Cine Casablanca, o Teatro Municipal Castro Mendes é considerado o maior e principal teatro público de Campinas. Inaugurado em 1974, possui capacidade para 831 espectadores. É localizado na Vila Industrial próximo ao centro da cidade e recebe grandes peças com artistas famosos. Atualmente o teatro está sendo reformado, mas ainda sem prazo definido para reinauguração.

Endereço: Rua Sales de Oliveira, 540 – Vila Teixeira
Campinas (SP) – AR6
Contato: (19) 3272-9359



Estádio de Esportes “Brinco de Ouro” – Guarani Futebol Clube


Estádio de Esportes “Brinco de Ouro” – Guarani Futebol Clube

Inaugurado em 31 de maio de 1953 o Estádio Brinco de Ouro está localizado na Macrorregião Sul de Campinas. Possui uma agremiação de futebol chamada Guarani Futebol Clube, que foi fundada antes de o estádio ser inaugurado, no dia 2 de abril de 1911. O local comporta 35.000 pessoas e está localizado no coração da cidade de Campinas.

Endereço: Av. Princesa D’Oeste, s/n – Vila Lemos
Campinas (SP) – AR10
Contato: (19) 2136-3400



Estádio de Esportes “Moisés Lucarelli” – Associação Atlética Ponte Preta


Estádio de Esportes “Moisés Lucarelli” – Associação Atlética Ponte Preta

Localizado também na Macrorregião Sul, próximo ao Estádio Brinco de Ouro, o Estádio Moisés Lucarelli foi inaugurado em 12 de setembro de 1948. O estádio é um dos poucos do mundo construídos por seus próprios torcedores. Pela sua grandiosidade à época (comporta 20 mil pessoas), tomou como apelido “Majestoso”.

Endereço: Dr. Fernando Costa, s/n – Jardim Proença
Campinas (SP) – AR10
Contato: (19) 3231-7211 / (19) 3231-6611



Fazenda Jambeiro – Casarão Centenário


Fazenda Jambeiro – Casarão Centenário

A Fazenda Jambeiro integra a história rural de Campinas, fazendo parte de uma sesmaria adquirida pelo ituano tenente José Rodrigues Ferraz do Amaral. Essa sesmaria, conhecida como latifúndio "Sete Quedas", recebeu novas terras em 1803, 1807 e 1816, nela se instalando lavouras de cana e engenhos de produção de açúcar. A Fazenda Jambeiro passa atualmente por uma reforma e será transformada em um espaço de estudo, que terá por objetivo fazer conhecer, pela sua trajetória, um pouco mais das relações sociais, econômicas e culturais construídas na fronteira entre o mundo rural e o urbano de Campinas. No aspecto ambiental, o projeto contempla a preservação de uma nascente que abastece o córrego Serra D’Água, um afluente do Rio Capivari.

Endereço: Rua Bibiano Claro Romã, s/n – Parque Jambeiro
Campinas (SP) – AR8



Casa da Tulha


Casa da Tulha

O engenho Tulha foi construído no auge do momento açucareiro, entre 1790 e 1795, sendo possível que a Casa Grande seja uma construção remanescente de 1830, período em que se iniciava a montagem da estrutura cafeeira local. Em 1941, a Chácara Proença foi novamente dividida, cabendo por sorteio a antiga sede da fazenda a Arlindo de Lemos Jr., que a vendeu à família Hossri. Em 1978, o arquiteto Antonio da Costa Santos adquiriu o lote de 2.688,75m², com a Casa Grande e Tulha, situação a que foi reduzida a antiga fazenda. Para visitação ou eventos, é necessário fazer agendamento.

Endereço: Rua Arlindo Joaquim Lemos, 1.300 – Jardim Proença
Campinas (SP) – AR10
Contato: Sr. William – (19) 9201-9070
E-mail: ceschifilho@uol.com.br



Históricos



Cemitério da Saudade


Cemitério da Saudade

Tombado como patrimônio cultural da cidade em novembro de 2003, o Cemitério da Saudade é o primeiro cemitério público do país, conta com um acervo de pequenas e grandes obras, expressivas das representações que a arte produziu no final do século XIX e no início do século XX, como ideal religioso relacionado à morte. São jazigos e capelas adornados por estátuas forjadas em material nobre, concebidas geralmente dentro de um academicismo refinado, que tem o escultor Lélio Colluccini como seu principal realizador. Possui uma estrutura urbanística rara para a planificação de cemitérios, que dividiu o espaço em eixos, semelhante ao traçado de uma cidade planejada.

Endereço: Avenida da Saudade, s/n
Campinas (SP) – AR09
Contato: (19) 3734-6178



Naturais



Parque Ecológico Monsenhor Emilio José Salim


Parque Ecológico Monsenhor Emilio José Salim

O Parque Ecológico Emilio José Salim conta com 110 hectares de extensão, e além de ser uma área de recuperação e repovoamento vegetal é um ambiente agradável, com diversas opções de lazer e de prática de esportes. O parque abriga espécies da flora brasileira, espécies da região da bacia do Rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras.

O parque possui sete quadras poliesportivas, todas equipadas com vestiários, quadra de bocha, campos de futebol, pista de cooper, trilha de caminhada, playground, área para piquenique, estacionamento e anfiteatro. Todas essas atrações estão instaladas dentro do enorme parque, que mantém uma grande área verde, além dos espaços abertos ao público.

Endereço: Rod. Heitor Penteado, km 3,5, s/n –Jardim Palmeiras
Campinas (SP) – CEP: 13094-430 – AR10
Contato: (19) 3252-9988



Bosque dos Guarantãs


Bosque dos Guarantãs

Possui uma área de 87.016m2, sendo que 23 mil metros são de mata nativa. O parque possui um lago com queda d'água, quadras poliesportivas, campo de futebol e pista de cooper. O parque também tem uma área destinada a piquenique, com churrasqueiras, e playground, além de toda a infraestrutura necessária, como sanitários e segurança.

Endereço: Rua Santa Rita do Passa Quatro, s/n – Jardim Nova Europa
Campinas (SP) – AR08
Contato: (19) 3278-1991



Parque das Águas


Parque das Águas

O Parque das Águas, situado no Parque Prado, foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 2007. O terreno é dividido em três áreas, sendo a primeira destinada à recepção e informações; a segunda, à cultura e ao lazer; e a terceira, à área de preservação, à escola de educação ambiental e à jardinagem. Possui como grande importância o tratamento adequado dos recursos hídricos, deixando o espaço voltado para o conhecimento do meio ambiente. O projeto deverá levar em conta a otimização do uso da água, dos recursos naturais. O Parque das Águas irá aliar as funções de atração turística e educação, além de ser um parque regional que atenderá à população local e cidades vizinhas.

Endereço: Av. Paulo Correa Viana, 765 – Parque Jambeiro
Campinas (SP) – AR08
Contato: (19) 3276-7909



Bosque São José


Bosque São José

O Bosque São José ocupa uma área de 33.600m2, urbanizado desde 1972. O bosque, chamado de Praça Francisco Vivaldi, fica entre as ruas Capistrano de Abreu, Cristovão Bonini, Bauru, Barretos e Serra do Piauí. O bosque possui mata nativa e área de recreação para adultos e crianças, além de toda infraestrutura necessária.

Endereço: Rua Barretos, 150 – Jardim Proença
Campinas (SP) – AR10



Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados