Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Patrimônios

Valorizar e preservar patrimônios é um dever de todo cidadão. Os patrimônios são, de maneira geral, a identidade de todo um povo, faz parte de nossas vidas, e por isso a Secretaria Municipal de Serviços Públicos quer destacar e divulgar esses patrimônios, a fim de proporcionar conhecimento e conscientização para todos os públicos que acessam o site

Lazer e cultura



Parque D. Pedro Shopping


Parque D. Pedro Shopping

O Shopping Center Parque D. Pedro é o maior centro de compras do país com mais de 350 lojas e grande área de alimentação. Inaugurado em 2002, o shopping oferece diversas opções de lazer e cultura. Possui certificação ISO 140001 (Gestão Ambiental) e certificação OHSAS 18001 (Segurança e Saúde).

Endereço: Av. Avenida Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Campinas (SP)
13087-901
Contato: (19) 3756-7500
Funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 22h
Domingos, das 12h às 20h



Shopping Center Iguatemi Campinas


Shopping Center Iguatemi Campinas

O Shopping Center Iguatemi Campinas, inaugurado em 1980, conta hoje com cerca de 281 lojas de diferentes setores. Com fácil acesso, variedade de lojas e diferentes serviços oferecidos, o shopping recebe uma média anual de 22 milhões de visitantes

Endereço: Av. Iguatemi, 177 – Vl. Brandina
Campinas (SP)
Contato: (19) 3131-4646
Funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 22h
Domingos das 12h às 20h



Shopping Center Galleria


Shopping Center Galleria

O Galeria Shopping foi inaugurado em 1992 e possui uma arquitetura diferenciada, marcada por um grande vão central a céu aberto e um jardim interno de mais de 7.000m². Com uma vasta opção de lojas e serviços, o Galleria Shopping é um dos shoppings mais sofisticados da região.

Endereço: Rodovia Dom Pedro I, km 131,5 – Pq. Anhumas
Campinas (SP)
Contato: (19) 3207-1333
Funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 22h
Domingos das 14h às 20h



Estação Anhumas – Maria Fumaça


Estação Anhumas – Maria Fumaça

Em 1981, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) assumiu a administração da Estação Anhumas, que se tornou ponto turístico depois de anos servindo de base para o transporte ferroviário. Ligando a cidade de Campinas a Jaguariúna, o passeio de Maria Fumaça atrai crianças e adultos. Com o trem locomovendo-se a uma velocidade média de 20km/h, o passeio conta com o auxílio de guia turístico, que explica a história do caminho percorrido pelos vagões da Maria Fumaça.

Endereço: Rua Antonio Duarte da Conceição, 1.500 – Pq. Anhumas
Campinas (SP) AR 02
Contato: (19) 3207-3637
Passeio Trajeto: Anhumas-Jaguariúna
Horários: Sábados às 10h
Domingos às 10h e14h



Estação de Trem Carlos Gomes


Estação de Trem Carlos Gomes

A estação Carlos Gomes foi aberta em 1929, para substituir na linha nova a estação original desativada. O pátio da nova Carlos Gomes tinha então cinco linhas, uma delas destinada a embarque de pedras e de gado, além de café. Em 9 de abril de 1968, a estação foi fechada e transformada em parada. Com a abertura em 1973 da variante Boa Vista-Guedes, o trecho foi desativado quatro anos depois, em 1977, sendo recuperado apenas a partir de 1981 pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que passou a operar o trecho por meio da recém-criada Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, com fins turísticos.

Endereço: Estrada São João



Ramal da Antiga Estrada de Ferro Mogiana


Ramal da Antiga Estrada de Ferro Mogiana

A Cia. Mogiana de Estradas de Ferro foi inaugurada em 1875, com uma linha principal de Campinas a Mogi Mirim e o ramal à Amparo. No decorrer da década de 1920, existiram retificações no trecho ferroviário, aumentando o movimento de cargas e pessoas.

Endereço: Ramal Férreo entre estação Anhumas Campinas e Jaguariúna



Praça Arautos da Paz


Praça Arautos da Paz

A praça Arautos da Paz localiza-se ao lado do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral. Com uma grande área destinada à pratica de esportes e à realização de eventos, a praça recebe muitos visitantes e esportistas.

Após revitalização, a praça dispõe de toda a infraestrutura necessária para os visitantes.

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado c/ Vital Brasil – Novo Taquaral
Campinas (SP)



Ginásio do Taquaral


Ginásio do Taquaral

O Ginásio do Taquaral conta com quadra poliesportiva, salas de ginástica, ginástica olímpica e vestiários para os atletas. O ginásio realiza diversos encontros culturais, como também campeonatos de diversas modalidades esportivas.

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado – Novo Taquaral
Campinas (SP)



Centro de Convivência Cultural (Teatro Carlos Gomes)


Centro de Convivência Cultural (Teatro Carlos Gomes)

O Centro de Convivência Cultural é um conjunto arquitetônico localizado no bairro Cambuí. As partes superiores são arquibancadas para o Teatro de Arena, com capacidade para aproximadamente cinco mil pessoas. Há um teatro interno, com capacidade para 500 pessoas, um espaço disponível para exposições de arte, além de um outro espaço interno, atualmente denominado “Sala Carlos Gomes”.

Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n – Cambuí
Campinas (SP)



Academia Campinense de Letras


Academia Campinense de Letras

Fundada em 17 de maio de 1956, a Academia Campinense de Letras (ACL) é um órgão linguístico e literário brasileiro. Foi fundada pelo linguista Francisco Ribeiro Sampaio, com o objetivo de reunir os literatos da cidade.

Endereço: R. Mal. Deodoro, 525 – Centro
Campinas (SP)



CENTRO Cultural Evolução


CENTRO Cultural Evolução

O Centro Cultural Evolução é um espaço destinado à realização de eventos e shows, para a valorização e o resgate da cultura na cidade de Campinas.

Endereço: R. Regente Feijó, 1.087
Campinas (SP)



Históricos



Casarão de Joaquim Egídio


Casarão de Joaquim Egídio

No auge da lavoura de café, o Casarão era utilizado como residência e estabelecimento comercial da família Nalin, que exercia a alfaiataria na região. Com o declínio da cafeicultura em 1929, houve um grave declínio no número de pessoas da região. Com isso, o Casarão foi desmembrado em cinco partes, abrigando diferentes famílias. Em 1981, foi desapropriado pela Prefeitura de Campinas, e em 1988 passou por uma restauração. Atualmente, o Casarão é a sede da Administração da Subprefeitura de Joaquim Egídio. Recebe exposições de diferentes artistas no Centro de Memória do Café, além de fornecer informações sobre o distrito de Joaquim Egídio.

Endereço: Rua Heitor Penteado, 1.172 – Joaquim Egídio
Campinas (SP) – SPJG



Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”


Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”

Primeiro observatório municipal do país, o Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” foi fundado em janeiro de 1977.

O observatório desenvolve atividades com o público em geral e, em particular, com estudantes, levando o conhecimento astronômico ao maior número possível de pessoas. Suas ações abrangem atividades educativas, de divulgação e pesquisa astronômica.

Endereço: Estrada Municipal CAM 245, acesso no final da SP 81, à direita Serra das Cabras – Monte Urânia
Campinas (SP) – SPJG



Casa do Cardeal Dom Agnello Rossi


Casa do Cardeal Dom Agnello Rossi

Construída no final do século XIX, a Casa do Cardeal Dom Agnello Rossi recebeu o chamado ”prefeito da sagrada Congregação para evangelização dos povos, junto ao Vaticano".

A casa possui características peculiares da época, identificando a influência da imigração italiana na arquitetura da região na época. Atualmente, a casa é um patrimônio tombado e tem somente a finalidade de moradia particular.

Endereço: Rua Manoel H. da S. Coelho, 1.115
Campinas (SP) – SPJG



Capela de São Joaquim e São Roque


Capela de São Joaquim e São Roque

A Capela de São Joaquim e São Roque é a única igreja de Joaquim Egídio e, pelo seu valor histórico e cultural para a região, foi tombada pelo CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) em maio de 2003.

A capela centraliza as festividades de confraternização da comunidade, como a festa dos padroeiros, com quermesses, leilões, quebra-pote, pau de sebo etc.

Endereço: Rua José Ignácio, s/n
Campinas (SP) – SPJG



Ponte Padre Abel – Sobre o Rio Atibaia


Ponte Padre Abel – Sobre o Rio Atibaia

Seguindo as construções da época, a ponte foi originalmente elaborada em pedra e madeira. Bem preservada até os dias de hoje, é utilizada para acesso da Rodovia D. Pedro I aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Como é uma das únicas pontes históricas, e que contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de Campinas, a Ponte do Padre Dom Abel foi tombada pelo CONDEPACC em maio de 2003.

Endereço: Estrada Municipal CAM 127 – sequência da Rua Valentin dos Santos Carvalho
Campinas (SP) – SPJG



Estação Tanquinho


Estação Tanquinho

A estação de Nova Tanquinho foi inaugurada em 1926 para substituir a antiga estação de Tanquinho, desativada com a construção da variante Guanabara-Guedes. Nessa estação, assim como na antiga, eram lavados os vagões de transporte de gado. Desativada por volta de 1973, voltou à ativa em 1981, com o trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), na Via Férrea Campinas-Jaguariúna.

Endereço: Estrada Tanquinho
Campinas (SP) – AR14



Estação Comendador Furtado


Estação Comendador Furtado

Endereço: Estrada Solar das Andorinhas



Sede da Fazenda Recreio


Sede da Fazenda Recreio

Endereço: Av. Antonio Ignácio Pupo, s/n
Campinas (SP) – AR14



Fazenda Santa Rita do Matodentro


Fazenda Santa Rita do Matodentro

Tombada pelo Patrimônio Histórico no dia 10 de maio de 1982, a fazenda ficou entre duas épocas, a do auge do café e a da era da ciência. Em área do Engenho Fazenda Mato Dentro instalou-se o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, depois incorporada à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, como Estação Experimental do Instituto Biológico (a partir de 1937), e mais recentemente à Secretaria do Estado do Meio Ambiente.

Endereço: Av. Antonio Ignácio Pupo, s/n
Campinas (SP) – AR14



Hotel Solar das Andorinhas


Hotel Solar das Andorinhas

O Hotel Solar das Andorinhas é um hotel fazenda, que oferece muitas opções de lazer aos seus hóspedes. Antigamente, era uma das propriedades agrícolas mais importantes de Campinas. Com lavouras de café, criação de animais de raça e belas instalações, a fazenda chegou a produzir cerca 100.000 sacas de café por ano, escoando a produção pela estação de trem Tanquinho e pela Estação Carlos Gomes, pertencentes à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Com a morte do Barão do Café, a fazenda foi deixada para os filhos, que decidiram transformar a fazenda em um hotel fazenda.

Endereço: Estrada Solar das Andorinhas, km 01 –
Campinas (SP) – AR14



Liceu Salesiano


Liceu Salesiano

Em 1987, foi fundada a casa de educação e ensino, entregue pelo bispo Dom Nery. Acompanhada de um histórico triste, o colégio deu início às atividades pouco depois do surto de febre amarela vivido em Campinas, em que mais de 5 mil habitantes morreram com a doença. Uma mulher, sra. Maria Umbelina Alves Couto, liderou uma busca por corações generosos para criar um abrigo para as crianças órfãs em razão dessa epidemia. Foi com o cônego João Batista Correa Nery que Mara Umbelina encontrou apoio, e anos depois fundou o colégio, que até hoje está em atividade. Um dos colégios mais tradicionais da cidade, dispõe também de uma capela histórica e muito bela.

Endereço: Rua Baronesa Geraldo de Rezende c/ Av. Barão de Itapura –Taquaral
Campinas (SP) – AR03



Edifício Sede da Subprefeitura de Sousas


Edifício Sede da Subprefeitura de Sousas

Construída em tijolo de barro, possui arquitetura em ferro, vidro e madeira, representativos do ciclo econômico cafeeiro e da imigração italiana, que foram os primeiros a utilizar tijolo de barro nas construções, contribuindo muito para a intensificação da industrialização. O edifício foi tombado pelo CONDEPACC em maio de 2003.

Endereço: Rua Maneco Rosa, 32 – Praça São Sebastião
Campinas (SP) – SPSS
Contato: (19) 3258-2472



Capela de São Sebastião


Capela de São Sebastião

Enquanto Sousas se configurava como bairro rural, as celebrações religiosas eram realizadas nas próprias casas, ou nas fazendas da região, até que se construiu um local específico para o ato da fé. Por meio da iniciativa e do financiamento de Joaquim Antonio Monteiro, a Capela de São Sebastião foi inaugurada em 1889. A construção da capela favoreceu para com o crescimento da região. A Igreja de São Sebastião foi tombada pelo CONDEPACC em maio de 2003.

Endereço: Rua Maneco Rosa, 89 – Nova Sousas
Campinas (SP) – SPSS
Contato: (19) 3258-2263



Coreto da Praça São Sebastião


Coreto da Praça São Sebastião

O Coreto da Praça São Sebastião é uma referência da ponte de madeira mais antiga de Sousas. Por esse motivo, foi tombado em maio de 2003, como Patrimônio Histórico de Campinas.

Endereço: Praça São Sebastião, s/n – Nova Sousas
Campinas (SP) – SPSS



Casa de Cultura e Cidadania de Sousas Antônio da Costa Santos


Casa de Cultura e Cidadania de Sousas Antônio da Costa Santos

Atualmente o prédio da Casa de Cultura está ligado à Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e foi tombado pelo CONDEPACC em maio de 2003. Com características arquitetônicas peculiares, o prédio destaca-se sendo exemplo de várias intervenções estilísticas pelo qual já passou.

Endereço: Rua 13 de Maio, 48
Campinas (SP) – SPSS



Igreja Matriz de Santana e Casa Paroquial


Igreja Matriz de Santana e Casa Paroquial

Em setembro de 1894, a Igreja Matriz de Santana foi inaugurada sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. A Igreja e a Casa Paroquial, conjunto tombado pelo CONDEPACC em maio de 2003, vem desde sempre servindo de palco para confraternizações locais e celebrações religiosas, com destaque para popular Festa de Santana, homenagem à padroeira de Sousas.

Endereço: Rua Siqueira Campos, 90
Campinas (SP) – SPSS



Monumento ao Imigrante – Largo Santana


Monumento ao Imigrante – Largo Santana

O Monumento ao Imigrante, concebido em mármore e bronze, foi inaugurado em 28 de junho de 1970 e traz a seguinte frase: “Ao imigrante, que na sublime inspiração do trabalho ajudou a plantar a semente do progresso, colaborando com a grandeza desta terra”. Por ser um marco representativo da colonização histórica local, o monumento foi tombado pelo CONDEPACC em maio de 2003.

Endereço: Rua Cel. Alfredo Augusto do Nascimento – Centro
Campinas (SP) – SPSS



Ponte Metálica sobre o Rio Atibaia


Ponte Metálica sobre o Rio Atibaia

A Ponte Metálica sobre o Rio Atibaia foi planejada para o escoamento de café produzido na região. Como havia somente o transporte por animais, a via férrea contribuiu com o mercado cafeeiro e é uma das responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da região.

Endereço: Centro de Sousas
Campinas (SP) – SPSS



Ponte Adhemar de Barros, Rio Atibaia


Ponte Adhemar de Barros, Rio Atibaia

A ponte de concreto foi construída por volta de 1940. Acessar indústrias, fazendas, clubes, igrejas, comércio e comunidade local foi um dos motivos pelos quais a ponte foi reformada. Antigamente, a ponte era de madeira e estava em estado precário. A ponte liga Sousas e Joaquim Egídio a Campinas.

Endereço: Rua Cel. Alfredo A. do Nascimento
Campinas (SP) – SPSS



Capela de Santa Cruz


Capela de Santa Cruz

A Capela de Santa Cruz é a capela mais antiga de Campinas (século XVIII). O tombamento do edifício foi solicitado por religiosos, em função do valor histórico do templo construído em taipa.

Endereço: Rua dos Expedicionários, 873 e 911
Campinas (SP) – SPSS



Hospital Cândido Ferreira


Hospital Cândido Ferreira

Em abril de 1924, foram inaugurados os primeiros edifícios do Hospital Psiquiátrico conhecido inicialmente como “Hospital de Dementes de Campinas”. Atualmente, o Hospital Cândido Ferreira oferece, gratuitamente, tratamento à população com problemas psiquiátricos, tendo obtido vários prêmios por seus projetos inovadores. O prédio do hospital foi tombado pelo CONDEPACC em maio de 2003.

Endereço: Rua Antonio Prado, 430 Campinas (SP) – SPSS



Jóquei Club de Campinas


Jóquei Club de Campinas

O Jóquei Club de Campinas foi fundado em 1870. Passou por várias fases, setores foram divididos, mas atualmente a sede urbana e a sede esportiva estão no mesmo local. Com diversas programações, o local já recebeu diversas apresentações e shows, como recitais de piano, violino e canto, festas carnavalescas, entre outras. O edifício foi tombado pelo CONDEPACC em 1994.

Endereço: Praça Antonio Pompeu, 39 – Centro
Campinas (SP)



Catedral Metropolitana de Campinas


Catedral Metropolitana de Campinas

A igreja começou a ser construída em 1807. Porém, sua construção durou mais de seis décadas para ser concluída. O estilo da construção é da taipa de pilão. No interior da igreja a decoração é com um requintado trabalho de talha de madeira, realizado pelos entalhadores Victoriano dos Anjos Figueirôa e Bernardino de Sena Reis e Almeida. A igreja é aberta ao público e recebe muitos fiéis, todos os dias.

Endereço: Praça José Bonifácio, s/n
Campinas (SP)



Basílica Nossa Senhora do Carmo


Basílica Nossa Senhora do Carmo

A Basílica e a Praça Bento Quirino constituem o berço natal de Campinas, marco de fundação da cidade. Com uma construção de estilo neogótico, foi inaugurada em julho de 1940, após ter sido reconstruída sob os fundamentos da matriz antiga de taipa de pilão. Seus mármores são trabalhados e possuem um colorido exuberante e sóbrio. A Basílica do Carmo representa uma riqueza em sua austeridade, simpatia e história. A imagem de Nossa Senhora do Carmo, esculpida em madeira, em bloco único, no final do século XIX, está centralizada no altar-mor. Em outubro de 2003, a Basílica Nossa Senhora do Carmo foi tombada como patrimônio histórico de Campinas.

Endereço: Praça Bento Quirino, s/n
Campinas (SP)



Monumento-túmulo Carlos Gomes


Monumento-túmulo Carlos Gomes

Enterrado em julho de 1905, Antônio Carlos Gomes, nascido em Campinas, 1836, foi um grande músico, diplomado em Milão como maestro-compositor, e teve grande sucesso em sua carreira, com sua ópera “O Guarani”, entre outras obras.

É considerado o maior gênio musical das Américas. Por isso, recebeu a homenagem de sua cidade natal, um monumento-túmulo de granito ostentando em corpo inteiro a estátua em bronze do maestro, que se apresenta em atitude de regente de orquestra. Na base, uma figura de mulher, também em bronze, representa a cidade de Campinas.

Endereço: Praça Bento Quirino, s/n
Campinas (SP)



Estação Cultura


Estação Cultura

A antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro é um símbolo da cidade de Campinas e do desenvolvimento do Estado de São Paulo. Atualmente, neste local está instalada a Estação Cultura, que é um espaço cultural, para exposições, museus, realização de shows e encontros de diferentes grupos culturais da cidade.

Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n
Campinas (SP)



Solar Barão de Itapura


Solar Barão de Itapura

O luxuoso edifício de Joaquim Policarpo Aranha, cafeicultor renomado do final do Império, foi doado para a Diocese de Campinas em 1952, pela sua única filha e herdeira, Ivolete de Souza Aranha. Atualmente o prédio foi reformado e, no local, a Universidade Católica de Campinas exerce os cursos da faculdade de direito e pedagogia. Esse patrimônio foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico), em 1983, e pelo CONDEPACC, em 1988.

Endereço: R. Mal. Deodoro, 1.099
Campinas (SP)



Palácio da Mogiana


Palácio da Mogiana

O Palácio da Mogiana foi construído no final do século XIX, pela Companhia Mogiana de Estrada e Ferro, e foi utilizado como sede até o ano de 1960. O palácio abrigou o Museu Histórico-Pedagógico Campos Sales e a Delegacia Regional de Cultura. Atualmente, o palácio está temporariamente fechado, aguardando obras de restauração.

Endereço: Av. Dr. Campos Sales, 427
Campinas (SP)



Solar do Visconde de Indaiatuba


Solar do Visconde de Indaiatuba

O Solar do Visconde de Indaiatuba foi construído em 1846, para ser a residência do então futuro Visconde de Indaiatuba. O casarão passou por diversas modificações: em 1891 foi sede do Club Campineiro. Em 1901, foi fundado em suas dependências o Centro de Ciências, Letras e Artes. De 1926 a 1959, sediou o Clube Semanal de Cultura Artística. O casarão foi construído em taipa de pilão, porém, infelizmente, em fevereiro de 1994 a estrutura interna foi destruída por um incêndio. O Solar Visconde de Indaiatuba é patrimônio tombado pelo CONDEPACC (1988).

Endereço: R. Barão de Jaguara, 1.252/1.256
Campinas (SP)



Palácio dos Azulejos


Palácio dos Azulejos

O Palácio dos Azulejos foi construído em 1878 pelo Barão de Itatiba, sr. Joaquim Ferreira Penteado, para ser sua residência. Construída com materiais importados, como azulejos portugueses, mármores, tintas, lustres, tijolos e taipa de pilão, e no estilo neoclássico, inovou o panorama da cidade de Campinas. Nesse palácio já funcionou a Prefeitura Municipal de Campinas, o Fórum da cidade, e também já foi controlado pela SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A); na década de 1990 abrigou a Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural, Arquivo Histórico e o Museu da Imagem e do Som. Atualmente, o palácio abriga o Museu de Imagem e do Som (MIS). Está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em processo de restauro.

Endereço: R. Regente Feijó, 859
Campinas (SP)



Capela Nossa Senhora da Boa Morte


Capela Nossa Senhora da Boa Morte

A Capela Nossa Senhora da Boa Morte encontra-se dentro da Santa Casa de Misericórdia e, desde 1875, presta auxílio religioso aos doentes da Santa Casa. No estilo da capela misturam-se o estilo tradicional da época e o estilo europeu. A capela é aberta ao público, nos horários de missa: diariamente às 7h15, sábados às 15h e aos domingos às 9h.

Endereço: Rua Benjamin Constant, 1.651 Campinas (SP)



Museu da Cidade


Museu da Cidade

O museu foi inaugurado em 1992 para ser um Centro de Referência, resgatando os valores históricos, materiais e imateriais da nossa cidade. O museu é permeado por uma pluridade, já que mistura aspectos como folclore e história, entre outros. A instituição pretende preservar as versões dos vários agentes culturais que fizeram e fazem parte da história campineira.

Endereço: Av. Andrade Neves, 1
Campinas (SP)



Mercado Municipal


Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Campinas, mais conhecido como “Mercadão”, foi construído em abril de 1908. Com uma área de 7.000m², oferece grande quantidade de lojas e boxes para venda de diversos produtos. Com preços atrativos e produtos diferenciados, o Mercado Municipal continua sendo um grande centro de compras da cidade.

Antigamente, funcionava no local um entreposto, em que sacas de açúcar eram depositadas para, posteriormente, seguir para o Porto de Santos (SP).

O horário de funcionamento do Mercado Municipal é: Segunda a sexta das 7h às 18h30 e sábados das 7h às 18h.

Endereço: Av. Benjamin Constant, s/n
Campinas (SP)



Externato São João


Externato São João

O Externato São João foi fundado em março de 1909 e funcionava como escola particular. A partir de maio de 1994, após reforma na estrutura física do prédio, o abrigo começou a acolher crianças e adolescentes de algumas comunidades, em especial crianças desprotegidas e com os seus direitos não preservados.

Endereço: Rua José Paulino, 479
Campinas (SP)



Naturais



Parque Portugal – Lagoa do Taquaral


Parque Portugal – Lagoa do Taquaral

O Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, foi inaugurado em 1972, e traz uma réplica da Caravela Anunciação, nau que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras, com 29,65m de comprimento e 8,64m de altura.

Oferece várias opções recreativas para os visitantes: pista de cooper, lagoa com pedalinho, quadras, piscinas, ginásio de esportes, viveiro de aves, bonde, equipamentos de musculação, área para pequenas refeições, kartódromo, pista de skate, planetário, entre outros.

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1.145 – Parque Taquaral
Campinas (SP)



Fazenda Santa Elisa – Mata


Fazenda Santa Elisa – Mata

Na Fazenda Santa Elisa está instalado o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi fundada pelo imperador D. Pedro II, em 1887, recebendo o nome de Imperial Estação Agronômica de Campinas. Em 1982, tornou-se do Governo do Estado de São Paulo.

O instituto gera ciência e tecnologia para o negócio agrícola, gerando a otimização de sistemas de produção e desenvolvimento socioeconômico com qualidade ambiental.

Endereço: Rua dos Nhambiquaras c/ Dr. Quintino de Paulo Maldonet c/ Theodoreto de Almeida Camargo e SP332 Gal. Milton Tavares
Campinas (SP)



Lago do Café


Lago do Café

O Lago do Café, localizado ao lado da Lagoa do Taquaral, é um amplo espaço arborizado, que oferece uma grande área para passeios, em meio à natureza. Dentro do espaço está o Museu do Café, que busca preservar e difundir a memória da cultura cafeeira em Campinas, buscada por meio das relações de trabalho, por escravos, libertos e migrantes, entre outros.

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2.145 – Parque Taquaral
Campinas (SP)



Parque Linear Ribeirão das Pedras


Parque Linear Ribeirão das Pedras

O Parque Linear Ribeirão das Pedras, localizado próximo ao Parque D. Pedro Shopping, possui cerca de 2,5 mil m² e é um exemplo de empreendimento ambiental apoiado pela iniciativa privada. O parque, além da área verde, é rico em fauna e flora e possui ciclovia e pista para caminhada.

Endereço: Rua Manoel P. Barbosa c/ Milton Cristini c/ Santa Genebra – Parque Alto Taquaral
Campinas (SP)



Bosque dos Jequitibás


Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás é um dos mais importantes pontos turísticos de Campinas. Possui uma reserva de dois alqueires de mata florestal nativa e mais de 400 espécies de animais. O local é referência por proporcionar opções de lazer para os visitantes, como fontes e bicas de água potável, zoológico e um Museu de História Natural. Tombado pelo CONDEPHAAT e CONDEPACC, é reconhecido como zoológico pelo IBAMA. Possui, entre outras atrações, a Casa do Caboclo, réplica em pau-a-pique de moradia rural e a estátua de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

Endereço: Rua Cel. Quirino, 02 – Bosque
Campinas (SP)



Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados