Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP)

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas - CGP, braço da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, é responsável por gerenciar funcionários, acompanhando as relações de trabalho dos profissionais e encaminhando aos setores competentes da Prefeitura Municipal de Campinas. A CGP acompanha também os processos de readaptação, licenças, alteração do centro de custo, programação de férias e demais atividades inerentes à área de recursos humanos.

Firmado em 2006, o Programa Municipal de Reinserção de Sentenciados e Egressos do Sistema Penal Paulista tem por objetivo reduzir a desigualdade socioeconômica entre os sentenciados e egressos do sistema prisional, promover a estruturação e autonomia de suas famílias, além de assegurar a participação e a inclusão dos jovens sentenciados nas ações de políticas públicas.

Como funciona?

O Programa Reeducando é um convênio assinado pela prefeitura Municipal de Campinas e aFundação Dr. Manoel Pedro Pimentel – Funap – para alocação de mão de obra prisional. Nesse programa são gerados cerca de 400 trabalhos realizados por presos de regime semi-aberto. As atividades laborais são realizadas nas 14 Administrações Regionais e 4 subprefeituras, sendo elas: limpeza urbana, conservação e manutenção dos próprios públicos o recapeamento das vias públicas da cidade e demais atividades de manutenção.

Participação penitenciária

O Programa conta com a participação dos sentenciados da Grande São Paulo e os demais são da região metropolitana de Campinas. Os principais municípios envolvidos são Campinas, Sumaré e Hortolândia. São sentenciados do regime semi-aberto, das unidades prisionais conveniadas, sendo o Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Ataliba Nogueira”, de Campinas, e a Penitenciaria de Hortolândia.

Contribuição social

Este Programa contribui para a recuperação social do sentenciado e para sua melhoria de vida, uma vez que existe a oportunidade de trabalho remunerado e profissionalização e maior convívio social, o que auxilia na elevação do nível de sanidade física e moral do sentenciado.

Essas ações contribuem para a geração de emprego e renda, que são ferramentas essenciais à garantia e elevação da auto-estima de sentenciados, e suas famílias, através da sensação de dignidade, referenciada na possibilidade de sobrevivência fora do mundo do crime. O trabalho é uma ferramenta que possibilita compreender responsabilidades e direitos frente à sociedade.

Resultados

A implantação do Programa Reeducando no município de Campinas tem permitido um aprimoramento nas ações de manutenção e melhorias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com um custo mais enxuto e com benefícios importantes aos morados de Campinas, aos prédios públicos, que têm recebido um cuidado especial, e, principalmente, à reintegração dos detentos na sociedade.

Os trabalhos executados têm trazido muitas melhorias à Campinas, entre eles:

  • A diminuição dos casos de dengue, com a limpeza trimestral dos córregos que existem na área urbana da cidade;
  • Manutenção e pintura de todas as grandes e médias avenidas que cortam a cidade;
  • Aumento nas ações de parcerias entre a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, gerenciadora do Programa e outros órgãos públicos.

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados