Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

FUMEC


Fundação Municipal para Educação Comunitária - FUMEC



Breve Histórico


A FUMEC – Fundação Municipal para Educação Comunitária foi instituída nos termos da Lei 5830/87. É uma fundação pública, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

É mantenedora dos programas de Alfabetização para Jovens e Adultos através da EJA I – Educação de Jovens e Adultos (anos iniciais) equivalente aos cinco primeiros anos da educação básica e Educação Profissional, através do CEPROCAMP – Centro de Educação Profissional de Campinas – Prefeito Antonio da Costa Santos.



A FUMEC


A Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC, tem por objetivo oferecer aos jovens e adultos à partir dos 15 anos a educação básica equivalente aos cinco primeiros anos, considerando a singularidade dos alunos que não puderam frequentar a escola, ou dela foram afastados pelos mais diversos motivos.

As ações de alfabetização são desenvolvidas em salas de aulas instaladas nas cinco regiões do município em escolas municipais, estaduais, associações de bairros, empresas, igrejas, enfim, em todos os locais em que houver demanda.

A meta do programa de EJA até 2016, é fazer com que Campinas alcance o primeiro lugar entre os municípios brasileiros com mais de um milhão de habitantes, com menor percentual de pessoas não alfabetizadas com 15 anos ou mais,ocupando hoje a 5ª. colocação.

A partir de 2004 a FUMEC por meio do CEPROCAMP passou a ofertar à população de Campinas e região, diversos cursos técnicos e de qualificação profissional.

Atualmente oferta 5(cinco) cursos técnicos e (22) vinte e dois cursos de qualificação profissional nos períodos da manhã, tarde e noite, nos espaços da unidade Centro (ao lado da Estação Cultura), na unidade José Alves no bairro Satélite Íris, região do Campo Grande e em mais 7 polos em Entidades Partícipes.

Em 11 de Novembro de 2013 a FUMEC promoveu o I CEPROCAMP ABERTO, para divulgar aos alunos do ensino regular da rede municipal, estadual e Médio, bem como aos alunos dos Programas de EJA I e II, os cursos técnicos e de qualificação profissional oferecidos gratuitamente nas diversas unidades do CEPROCAMP, apresentando oficinas, instalações, laboratórios, locais de estágios, etc., tendo contado neste primeiro ano com a presença de mais de 1.500 visitantes.

No 1º semestre de 2014 o CEPROCAMP integrará o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com o oferecimento dos cursos de qualificação profissional de Libras e de Inglês Básico para atendimento ao cliente, e no segundo semestre o curso Técnico em Logística.



Comitê de Educação Profissional e Empregabilidade


Em 22 de novembro de 2013, o prefeito Jonas Donizette, instituiu o “Comitê Municipal para Análise e Discussão da Educação Profissional e Empregabilidade em Campinas”, visando a promoção de estudos, análise de dados e discussão dos cursos de ensino profissional oferecidos no município, direcionados à necessidade apontada pelo mercado de trabalho.

Esse comitê conta com a participação de representantes das universidades UNICAMP e PUCCAMP, do CIESP e ACIC, das unidades escolares do Sistema “S” (SENAI, SENAC, SEST/SENAT, SESI), da Associação Brasileira de Rec. Humanos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, da ETEC Paula Souza e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, de Trabalho e Renda, de Cidadania e Assistência Social e da Educação e Fumec-Ceprocamp.

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados