Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Conselhos



PARA DENUNCIAR IRREGULARIDADES, FAZER SUGESTÕES OU
REGISTRAR RECLAMAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
DISQUE GRÁTIS 0800-7270650
OU ACESSE O LINK

O objetivo deste site é permitir a participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelo Município para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada.

Como preconiza o Art. 10 da Lei 11.947 de 16/06/2009, qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público e ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

CAE Campinas

Em outubro de 2003, o CAE de Campinas aprovou seu Regimento Interno com o objetivo de normatizar as ações do órgão.

Ainda em 2009 foram implementadas algumas modificações com aprovação da Lei 11.947 e Resolução/CD/FNDE nº 38 de 16 julho 2009, que dispõe sobre a normatização do atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no (PNAE). Segundo estes dispositivos, o CAE é deliberativo, fiscalizador e assessora o governo municipal na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nos estabelecimentos de educação infantil e ensino fundamental.

Dentro dessas funções compete ao Conselho avaliar e fiscalizar as diretrizes dos recursos destinados ao PNAE; analisar e aprovar as diretrizes quanto à aquisição, à distribuição e ao processamento de insumos para o Programa; articular-se com os órgãos ou serviços governamentais no âmbito estadual e federal e com outros órgãos da administração pública ou privada, a fim de obter colaboração ou assistência técnica para melhoria do Programa.

Ao CAE cabe manter contato com os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional, Estadual e Municipal e deverá observar as diretrizes estabelecidas pelo CONSEA.

Outras atribuições do Conselho também são: incentivar e apoiar ações educativas de iniciativas do município, com o intuito de promover hábitos alimentares saudáveis de acordo com a cultura local nas Unidades Escolares atendidas pelo PNAE. A fiscalização sobre o armazenamento e a conservação dos alimentos destinados à distribuição nas escolas, de acordo com a legislação vigente, também é de sua responsabilidade, assim como obter informações nas escolas com a finalidade de avaliar, reprogramar e se necessário, rever o orçamento do Programa no município.

O Conselho de Alimentação Escolar também tem sob sua responsabilidade propor e acompanhar programas de capacitação de cozinheiras e outras categorias envolvidas na operacionalização do Programa.

Conselheiros

Conforme a Lei nº 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE nº 38, o Conselho de Alimentação Escolar é composto por: dois representantes do Poder Executivo, indicados pelo prefeito; quatro representantes dos professores, eleitos em assembleia pelo respectivo órgão de classe, sendo quatro da Educação Infantil e quatro do Ensino Fundamental; quatro representantes de pais de alunos, escolhidos pelo Conselho das Escolas Municipais, na mesma composição anterior e, finalmente, quatro representantes de outro segmento da sociedade civil sediada no município, indicados pela respectiva diretoria. Cada membro titular do Conselho ora regulamentado terá um suplente da mesma categoria representada.

Os membros serão eleitos a cada quatro anos para o cargo, podendo ser reconduzidos uma única vez. A posse do membros efetivos será dada por portaria do prefeito.

Além do Regimento Interno, para se orientarem os conselheiros também se utilizam da Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, publicada pelo Tribunal de Contas da União.

Atualmente, o CAE é formado pelos seguintes membros:

Presidente

Henri Maeda

Vice-presidente

Leila Cursino Batista

Poder Executivo

Titulares: Alda Bernardinelli Gomes, Roseli Missiato Martins Moraes de Melo, Lucca Vich Lopes
Suplentes: Salma Regina Rodrigues Balista, Jordes da Silva Santos, Leila Cláudia Sarubi Heleno da Silva

Profissionais da Educação

Titulares: Solange Loureiro Pozzuto, Denilda Altem, Margareth Aparecida Ferrigo, Luzia das Graças Assis, Mara Marques da Silva, Márcia Maria Rocha
Suplentes: Silvia Helena Rodrigues dos Santos, Vera Lucia Araujo, Cleusa Gomes Ferreira, Niraldo José da Silva, Liliane Maria de Oliveira, Márcio José de Oliveira

Pais de Alunos

Titulares: Leila Cursino Batista, Ercindo Mariano Júnior

Sociedade Civil

Titulares: Henri Maeda, Ubirajara Dias de Andrade, Rye Katsurayama Arrivillaga, João Xavier, Sueli de Oliveira Marques de Godoi, Rosa Alice Brito Araujo
Suplentes: Aurélio Rodrigues de Souza, Rosileide Maria da Silva, Silvia Cristina Puzzi


Nomeação CAE



Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados