Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Coordenadoria Setorial de Teatros e Auditórios

ImagemMissão


A Coordenadoria Setorial de Teatros e Auditórios tem como missão implementar ações que possibilitem oferecer aos artistas, em especial àqueles ligados às artes cênicas, corporais e plásticas, espaços adequados para suas manifestações. Ela busca, também, trazer produções de espetáculos regionais, nacionais e internacionais, numa troca de experiência e de conhecimento, de forma que a população tenha acesso ao que está sendo produzido em termos artísticos em todos os locais. Finalmente, ela busca incentivar as produções locais, através de leis específicas, para que os artistas campineiros tenham espaço em sua própria cidade para mostrar seu trabalho e, a partir disso, projetarem-se no cenário artístico de outras localidades.

Agendamento
As solicitações de agendamento dos teatros e auditórios da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas devem ser feitas através de ofício endereçado ao Secretário Municipal de Cultura, obedecendo os critérios do Decreto Municipal 11.063 de 30 de dezembro de 1992 e suas alterações. 

Endereço
Av. Anchieta, nº 200 – 15º andar – Centro – CEP 13015-904


Exibir mapa ampliado

Telefones
(19) 2116.0241 - 2116.0528  - 2116.0259 (fax)

E-mail
smc.cotea@campinas.sp.gov.br 

Horário de Funcionamento
De 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 12:00 h e das 14:00 às 17:00 h

Coordenador
Ricardo Pereira da Silva

Teatros, auditórios e outros órgãos


Auditório “Beethoven”

Conhecido popularmente como Concha Acústica, dado o formato do equipamento, o Auditório “Beethoven”, foi pensado para abrigar espetáculos musicais, de dança e de teatro. O desenho em forma de concha permite que o som seja refletido com ótima qualidade para a platéia.

O Auditório “Beethoven” conta com uma capacidade de 2.000 lugares, aproximadamente, condição que o torna adequado para a realização de eventos de pequeno a médio porte, ao ar livre.

Agendamento
As solicitações de agendamento da praça devem ser feitas através de ofício endereçado ao Secretário Municipal de Cultura, obedecendo os critérios do Decreto Municipal 11.063 de 30 de dezembro de 1992 e suas alterações.

Endereço
Av. Dr Heitor Penteado, s/nº - Parque Portugal – Taquaral - CEP 13075-460

Horário de Funcionamento
Das 06:00h às 22:00 h

Chefe do Auditório “Beethoven”
Marco Antonio dos Santos


Exibir mapa ampliado


Centro de Convivência Cultural de Campinas "Carlos Gomes"

O Centro de Convivência Cultural de Campinas "Carlos Gomes"  é um espaço multiuso, que possibilita a realização de espetáculos de teatro, de dança, palestras, simpósios, conferências, exposições artísticas e das demais áreas do conhecimento. Para isso, ele conta com o Teatro de Arena “Teotônio Vilela”, a Sala de Espetáculos “Luís Otávio Burnier”, a Sala “Carlos Gomes” e as Galerias “Aldo Cardarelli”,  “Bernardo Caro” e “C”.

Localização
Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí - CEP 13025-066

Telefones
(19) 3232.5977 e (19) 3232.4168

Horário de funcionamento das bilheterias
De terça-feira a domingo, das 16:00h às 21:00h

Chefe do Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Renato Ferraz Gil


Exibir mapa ampliado


Praça "Arautos da Paz"


Criada para ser um espaço multiuso, na Praça Arautos da Paz é possível realizar atividades das mais variadas espécies. Além de ser aberta, permitindo simplesmente caminhar, fazer atividades esportivas em geral ou de lazer, a Praça ainda comporta eventos culturais das diversas áreas, como música, dança, teatro, já que conta com um palco construído no local. É possível, ainda, realizar festas e feiras, dadas as dimensões da Praça.

Agendamento
As solicitações de agendamento da praça devem ser feitas através de ofício endereçado ao Secretário Municipal de Cultura, obedecendo os critérios doDecreto Municipal 11.063 de 30 de dezembro de 1992 e suas alterações.

Endereço
Rua Vital Brasil, s/nº, Taquaral 

Responsável pela Praça “Arautos da Paz”
Marco Antonio dos Santos


Exibir mapa ampliado


Praça “Ulisses Guimarães”



Pedreira do ChapadãoTambém chamada de Praça Maior e de Pedreira do Chapadão por ter sido implantada na pedreira desativada daquele bairro, a Praça “Ulysses Guimarães” é um local apropriado para atividades relacionadas ao lazer, ao esporte e à cultura.

Agendamento

As solicitações de agendamento da praça devem ser feitas através de ofício endereçado ao Secretário Municipal de Cultura, obedecendo os critérios do Decreto Municipal 11.063 de 30 de dezembro de 1992 e suas alterações. 

Endereço
Rua Alcides Carvalho, s/nº – Jardim Chapadão – CEP 13070-008

Horário de Funcionamento
Das 06:00 às 18:00 h

Chefe da Praça “Ulysses Guimarães”
José Barbosa


Exibir mapa ampliado


Setor de Produção 


Setor de Programação 


Teatro Infantil 'Carlos Maia' ('Carlito Maia')



Projetado para atender a demanda do público infantil, o Teatro Infantil “Carlos Maia” (“Carlito Maia”) tem capacidade para 160 pessoas. O palco em estilo italiano, permite que a platéia tenha uma visão completa do espetáculo. Sua boca de cena tem 6 m de cumprimento e 2,5 m de altura. O palco tem uma profundidade de 4 m e a abertura das cortinas permite um vão livre de 6 m. Como apoio, o teatro tem 2 camarins individuais.

Agendamento
As solicitações de agendamento do teatro devem ser feitas através de ofício endereçado ao Secretário Municipal de Cultura, obedecendo os critérios do Decreto Municipal 11.063 de 30 de dezembro de 1992 e suas alterações. 

Endereço
Rua Coronel Quirino, nº 2 – Bosque dos Jequitibás – Bosque – CEP 13015-004

Telefone
(19) 3232.5977

Horário de Funcionamento
Sessões regulares:
Sábado: 15:30 h
Domingo: 10:30 h e 15:30 h

Chefe do Teatro Infantil “Carlos Maia” (“Carlito Maia”)
Carlos Roberto de Moraes


Exibir mapa ampliado


Teatro Municipal "José de Castro Mendes"



Atualmente fechado para reforma, o Teatro Municipal “José de Castro Mendes” é um importante equipamento cultural para o Município de Campinas. Nele já foram realizados grandes espetáculos de teatro, de dança e de música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Para tornar sua edificação adequada à sua importância é que se está realizando todo o procedimento de reforma.

Sua Sala de Espetáculos tem, atualmente, a capacidade de 817 lugares. Possui palco em estilo italiano, em que a platéia fica de frente para o espetáculo. Sua boca de cena tem 14 m de cumprimento e 5 m de altura. As aberturas das cortinas permitem um vão livre de 14 m, a profundidade do palco é de 13 m e a altura do urdimento é de 15 m.

Tem, como apoio, 7 camarins individuais e 2 camarins coletivos, além de seus bastidores serem grandes. Isto propicia ao corpo de artistas que se apresentam uma boa movimentação além de conforto.

O teatro conta, ainda, com 3 grandes salas para ensaios e 1 pequena, tornando-o adequado a espetáculos de grandes proporções e a espetáculos com características mais intimistas.

Agendamento
Por estar em processo de reforma, não estão sendo realizados agendamentos de atividades no local. Porém, tal como os demais teatros e auditórios da Secretaria Municipal de Cultura, sua utilização obedece os critérios do Decreto Municipal 11.063 de 30 de dezembro de 1992 e suas alterações.

Endereço
Praça Correa de Lemos, s/nº – Vila Industrial – CEP 13035-330

Telefone
(19) 3272.9359

Horário de Funcionamento das bilheterias
De 3ª a domingo, das 16:00h às 21:00h

Chefe do Teatro Municipal “José de Castro Mendes”
Geraldo Tavares do Nascimento


Exibir mapa ampliado


Teatro "Pe. Pedro Dingenouts"


Também conhecido como Centro de Convivência Cultural da Vila “Padre Anchieta”, o Teatro “Padre Pedro Dingenouts” é um espaço que possibilita a realização das mais variadas atividades. Com capacidade para 300 pessoas, a Sala de Espetáculos do teatro possui palco em estilo italiano, em que a platéia fica de frente para o espetáculo. Sua boca de cena tem 10 m de cumprimento e 4 m de altura. As aberturas das cortinas permitem um vão livre de 10 m e a profundidade do palco é de 12 m. Como apoio, a Sala conta com 2 camarins coletivos.

Além da Sala de Espetáculos, o Teatro “Padre Pedro Dingenouts” conta com um Salão Social que comporta até 500 pessoas. Nele é possível realizar festivais de dança, oficinas, festas e outros eventos similares.

Agendamento
As solicitações de agendamento do Teatro “Padre Pedro Dingenouts” devem ser feitas através de ofício endereçado ao Secretário Municipal de Cultura, obedecendo os critérios do Decreto Municipal 11.063 de 30 de dezembro de 1992 e suas alterações.

Localização
Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/nº - Vila “Padre Anchieta” - CEP 13068-211
Telefones
(19) 3282-0024

Horários de funcionamento das bilheterias
De terça-feira a domingo, das 08:00h às 21:00h

Chefe do Teatro “Padre Pedro Dingenouts”
José Benedito de Moraes


Exibir mapa ampliado

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados