|Patrimonio Historico e Cultural > Cultura > Governo | Prefeitura Municipal de Campinas
Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Bens Tombados


Processo Nº 05/00


Instituto Agronômico de Campinas, Prédios (D. Pedro II, Antônio Prado e Franz W. Dafert), das Estufas, Antiga Casa da Diretoria e Arboreto do Parque



Endereço: Av. Barão de Itapura, nº 1481 - Ver no mapa
Bairro: Vila Itapura

Resolução n°143 de 10/12/2015

Descrição

O Instituto Agronômico de Campinas foi fundado em 27 de junho de 1887 por um decretodo Imperador Pedro II, com a finalidade inicial de desenvolver o setor cafeeiro e as demais culturas importantes da economia do Estado. Por ser o país essencialmente agrícola, e nesta época não existirem técnicos e cientistas do ramo, o Governo Imperial decidiu contratar um cientista estrangeiro para dirigir a Estação Agronômica, no intuito de conduzir os trabalhos agrícolas inicias e preparar técnicos no país. O cientista foi o Dr. Franz W. Dafert de origem alemã.

"A escolha de Campinas para a sede dessa Estação Agronômica obedeceu a razões de ordem econômica, histórica e geográfica. A cultura cafeeira já havia se deslocado do Rio de Janeiro para São Paulo. As possibilidades de incremento da área em cultivo pertenciam à Província bandeirante. Campinas era o eldorado dos fazendeiros de café, e daqui irradiavam os caminhos para quase todas as regiões ainda não desbravadas"
(Ref.: Secretaria de Cultura/PMC)

Download do Processo:

Volume 1
Volume 2
Volume 3
Volume 4
Volume 5
Volume 6

Voltar ao Topo ▲

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados