Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Coordenadoria Setorial de Feiras de Arte


A Coordenadoria Setorial de Feiras de Arte é a responsável pela organização e realização de feiras culturais e de economia criativa nos espaços de rua da cidade. Um dos objetivos da realização das feiras é a geração de renda às comunidades. Além disso, ela pretende divulgar e apoiar a comercialização de produtos oriundos do artesanato, da culinária típica e artesanal, das manifestações artísticas visuais, dos antiquários e outras formas de manifestações culturais de cidadãos residentes no Município de Campinas. Também pretende valorizar a tradição da realização de feiras culturais nos espaços de rua, estimulando sua ocupação.

Um dos grandes expoentes é a Feira Cultural do Centro de Convivência de Campinas "Praça Imprensa Fluminense". Conhecida como Feira Hippie , ela teve seu início em 1973, no Largo das Andorinhas, por pessoas que se identificavam com aquele movimento. Ao longo dos anos, ela ganhou outros contornos, abrindo espaço para diversas formas de manifestação cultural.

Procurando preservar um pouco da história da Feira, a Administração Pública reserva para o artesão nômade um espaço especifico na Praça Imprensa Fluminense, já que ele, simbolicamente, representa a origem da Feira. Sem a iniciativa e participação dos então hippies , não se pode afirmar que hoje haveria um espaço destinado aos artesãos e outras categorias para comercializarem seus produtos.

A Feira Cultural do Centro de Convivência de Campinas "Praça Imprensa Fluminense" está regulamentada pelo Decreto Municipal nº 19.613, de 13 de setembro de 2017. Para consultá-lo, clique aqui.

As demais feiras culturais e de economia criativa organizadas e realizadas pela Coordenadoria Setorial de Feiras de Arte estão regulamentadas pelo Decreto Municipal nº 19.609, de 11 de setembro de 2017. Para consultá-lo, clique aqui.

Endereço
Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Centro – Cambuí – CEP 13025-066 (ver mapa de localização)

Telefone
(19) 3232-5977

Horário de funcionamento
De segunda a sexta -feira, das 9 h às 12 h e das 14 h às 17 h

Atendimento do coordenador
Às quintas-feiras, das 9 h às 16 h, no Centro de Convivência Cultural de Campinas "Carlos Gomes".

E-mail
coordenadoria.feirasculturais@campinas.sp.gov.br
beto.lago@campinas.sp.gov.br

Coordenador Setorial de Feiras de Arte
Alberto da Silva Filho (Beto Lago)

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados