Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Biblioteca Braille


A Biblioteca Braille foi instalada em 1988, na Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”, constituindo-se na única Biblioteca Braille da região de Campinas e uma das poucas no interior do Estado de São Paulo. Assim, a biblioteca cumpre seu papel de propiciar informação, conhecimento, lazer e inclusão social.

O projeto foi idealizado pelo servidor municipal Marcos Antônio de Melo, também deficiente visual e com uma vasta experiência no campo da deficiência visual, por ter feito parte de diversas instituições.

Antes da criação da Biblioteca Braille, o acesso à leitura por parte das pessoas com deficiência visual era muito limitado, uma vez que os poucos livros que existiam à disposição achavam-se nas entidades filantrópicas e se restringiam aos usuários filiados a elas.

Inicialmente, com apenas seis estantes, o acervo Braille contava com alguns livros doados pelas entidades de assistência aos cegos de Campinas. Através de parcerias com a Fundação “Dorina Nowill” para Cegos, em São Paulo, o Instituto “Benjamin Constant”, no Rio de Janeiro e o Centro “Prof. Albuquerque e Castro”, na cidade do Porto, em Portugal, o acervo foi se ampliando. Hoje, possuímos um dos maiores acervos do interior do Estado de São Paulo, com obras que tratam das mais variadas áreas do conhecimento como: religião, psicologia, saúde, educação, literatura, literatura infantil, entre outras.


Endereço
Avenida Benjamin Constant, nº 1.633 – Centro – CEP 13010-142 (ver mapa de localização)

Telefone
(19) 2116.0423

E-mail
biblioteca.zink@campinas.sp.gov.br

Horário de Funcionamento
De 2ª a 6ª feira, das 9 h às 17 h

Responsável pela Biblioteca
Edson Galdino

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados