Subordinada a Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de Campinas, a Coordenadoria de Prevenção às Drogas realiza ações de prevenção, visando diminuir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção para cada um dos ambientes definidos como foco do programa de prevenção.
Definir o ambiente de onde vão partir as ações de prevenção ao consumo de drogas e as estratégias a serem adotadas. Agir com o objetivo de evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso ou a dependência e os prejuízos relacionados ao padrão de consumo de substâncias psicoativas.
As ações de prevenção podem ocorrer em diferentes ambientes, tais como:
Comunidade / Escola / Empresa / Família
”Proporcionar ao munícipe a oportunidade de receber informações e orientações sobre os malefícios das drogas licitas e ilícitas”
A Coordenadoria de Prevenção às Drogas atua com três tipos de prevenção:
São reuniões de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do crack e outras drogas.
São reuniões de homens e mulheres (familiares e/ou amigos) que desejam ajudar o dependente químico, compartilhando experiências, forças, esperanças e elaborando estratégias de ação na ajuda ao dependente do crack e outras drogas.
CAPS-AD: Especializado no cuidado do adulto com transtornos relacionados à dependência ou abuso do álcool e outras drogas. Trabalham integrados às equipes do Centro de Saúde de suas regiões e auxiliam na capacitação das equipes para que toda a rede de saúde seja capaz de cuidar dessa questão.
CRAISA: CAPS especializado no cuidado de jovens e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Geralmente, possuem associados, ao meio de vida, transtornos relacionados à dependência ou abuso do álcool e outras drogas. Trabalham integrados às equipes dos Centros de Saúde de suas regiões e auxiliam na capacitação das equipes para que toda a rede de saúde seja capaz de cuidar dessa questão.
NADEQ: Núcleo de Atenção à Dependência Química (NADeQ), localizado no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. O NADeQ é um serviço que atende exclusivamente a rede pública de Campinas, sendo vinculado ao Sistema Único de Saúde e conta com uma equipe multidisciplinar.
ASPA: Atende pacientes com dependência de substâncias psicoativas
Ambulatório de Dependências Químicas
Departamento de Saúde Mental
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados